Scott Asheton, bateria e fundador dos Stooges, morre aos 64 anos

'Ele era como meu irmão' disse o líder da banda, Iggy Pop

Por O Dia

Washington - O bateria e membro fundador da lendária banda de punk The Stooges, Scott Asheton, morreu neste sábado aos 64 anos, informou Iggy Pop, líder do mítico grupo dos anos 1970.

"Meu querido amigo Scott Asheton faleceu ontem à noite. Nunca escutei ninguém tocar bateria de forma mais expressiva que Scott. Ele era como meu irmão", afirmou Iggy em comunicado publicado na noite de domingo em sua página de Facebook.

Scott Asheton era baterista da banda The StoogesReprodução

Por enquanto a causa da morte do músico não foi informada. Asheton fundou junto com Iggy, o baixista Dave Alexander e seu irmão, o guitarrista Ron Asheton, a banda The Stooges em 1967, na cidade de Ann Arbor, em Michigan.

Apesar de terem lançado apenas três álbuns antes de dissolver-se em 1974 ("The Stooges" em 1969, "Fun House" de 1970, e "Raw Power" em 1973), a banda é considerada uma referência precursora da explosão posterior do punk.

Scott Asheton foi junto com Iggy Pop o único membro da banda presente em todos seus discos, e em 2003, quando a banda se reuniu, participou de diversas excursões até que em 2011 um ataque cardíaco antecipou sua aposentadoria. Em 2010, Asheton e o resto dos Stooges entraram no Salão da Fama do Rock and Roll.

Últimas de _legado_Mundo e Ciência