Procon descarta 10 barris de chope no Nova América e na Zona Sul

Dos 13 estabelecimentos fiscalizados, oito serão multados; 58kg de alimentos também foram descartados

Por O Dia

Rio - A Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon), por meio do Procon Estadual, realizou nesta quarta-feira uma nova etapa da Operação Camisa 10 para vistoriar bares e restaurantes que estão exibindo os jogos da Copa do Mundo.

Desta vez, os agentes estiveram no Shopping Nova América e na Zona Sul do Rio. Dos 13 estabelecimentos fiscalizados, oito serão multados. No total, foram inutilizados sete barris de 50 litros de chope, três barris de 30 litros de chope, 19 litros e 250ml de refrigerante, leite e mate, além de 58kg de alimentos impróprios para consumo.

Operação Camisa 10 para vistoriar bares e restaurantes que estão exibindo os jogos da Copa do MundoReprodução


Apenas no Shenanigan’s Irish Pub, em Ipanema, foram encontrados 2kg e 700g de croutons, caldo de carne e feijão vencidos; e 12kg e 300g de frango, linguiça, maionese, frios e provolone sem informações quanto ao prazo de validade. Os fiscais descartaram, ainda, um barril de 30 litros de chope com o lacre violado. O estabelecimento tem um prazo de 15 dias para melhorar as condições de limpeza da cozinha.

O Café e Bar Hipódromo, localizado na Gávea, armazenava 8kg e 800g de carnes, linguiça, frango, filé de peixe e bolinho de bacalhau sem especificação. Os funcionários da cozinha colocaram alimentos para descongelar no chão, ao lado da escada de acesso ao estoque. Já no Balada Mix, também no shopping, foram encontrados um barril de 50 litros de chope vencido e 3kg e 330g de alimentos impróprios para consumo. Na cozinha do local, a lixeira é mantida sem tampa.

O restaurante Luna, no Cosme Velho, foi alvo de denúncia dos consumidores quanto à higiene do local, mas a reclamação não foi confirmada. Os bares Garota da Gávea, na Praça Santos Dumont; Outback, Destilados Bar e Bar da Brahma, no Shopping Nova América; também passaram sem problemas pela fiscalização.

Últimas de Rio De Janeiro