Raio cai em praia de Angra dos Reis e deixa pelo menos seis feridos

Dois banhistas estão em estado grave

Por O Dia

Rio - Pelo menos seis banhistas ficaram feridos nesta sexta-feira à tarde após um raio atingir a praia da Vila Histórica de Mambucaba, em Angra dos Reis, na Costa Verde. Entre as vítimas estão duas crianças. De acordo com o Hospital de Praia Brava, duas pessoas chegaram à unidade médica em estado grave.

Integrante da Defesa Civil, Evison Ferreira de Moura, que aproveitava o feriado na praia, acionou os bombeiros e ajudos nos primeiros-socorros às vítimas. Ele afirmou que o tempo virou rapidamente e surpreendeu os banhistas. “A gente estava na praia, e de repente o tempo começou a fechar. O primeiro raio desceu e atingiu quatro pessoas, entre elas uma criança. Rapidamente a demos os primeiros socorros e acionamos os bombeiros que chegaram de imediato”, contou Evison à TV Rio Sul.

Os raios ocorrem todo o ano e o país é Brasil é um dos líderes neste ranking. Mas é no verão que as descragas se intensificam.

Segundo o Sistema de Monitoramento de Descargas Atmosféricas da concessionária Ampla, nos seis primeiros dias do mês passado, 3.939 descargas elétricas de tempestades atingiram o Estado do Rio. Em todo o ano passado, a Ampla registrou a incidência de 28.516 descargas nos 66 municípios que distribui energia.

Orientações para evitar ser atingido por descargas para quem está fora de casa incluem procurar um lugar para se abrigar e evitar estar em campos abertos, piscinas, lagos, praias, assim como em locais com árvores isoladas, postes e áreas elevadas. Os raios são atraídos por árvores e locais mais amplos, o que aprofunda o risco de atingir as pessoas. Deve ser evitado também contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e, principalmente, linhas telefônicas ou elétricas.

Últimas de Rio De Janeiro