Inscrições do ProUni começam nesta terça-feira

Programa que dá bolsas de 50% a 100% em faculdades privadas usa notas do Enem na seleção

Por O Dia

Rio - O prazo das inscrições para o Programa Universidade Para Todos (ProUni), que oferece bolsas integrais e parciais para cursos de graduação em instituições particulares, começa nesta terça e vai até sexta-feira. Os candidatos devem ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas, além de não ter tirado zero na redação.

O processo prevê uma única etapa de inscrições, exclusivamente pela internet, no site do programa. Haverá duas chamadas on-line. A primeira, no dia 25 deste mês; a segunda, em 12 de fevereiro.

A UFRJ é uma das instituições públicas mais procurada por candidatos. Resultado da seleção saiu na segunda-feiraBruno de Lima / Agência O Dia

Criado pelo governo federal em 2004 e institucionalizado pela Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005, o ProUni oferece a estudantes brasileiros de baixa renda bolsas de estudos integrais e parciais (50% da mensalidade) em instituições particulares de educação superior que ofereçam cursos de graduação e sequenciais de formação específica. Podem fazer a inscrição os egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular, estes na condição de bolsistas integrais da própria escola, e as pessoas com deficiência. Apenas estudantes que não tenham diploma de curso superior podem concorrer a vagas do ProUni.

Para concorrer à bolsa integral, o candidato deve comprovar renda familiar por pessoa de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais, a renda familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Estão dispensados dos requisitos de renda os professores em efetivo exercício do magistério da educação básica integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública. Eles concorrem exclusivamente a bolsas para cursos de licenciatura.

No momento da inscrição, será necessário informar o número de inscrição e a senha usados no Enem e o Cadastro de Pessoa Física (CPF). Ao se inscrever, o candidato pode fazer até duas opções de curso e instituição.

Resultado no Sisu

O Ministério da Educação divulgou na segunda-feira o resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), na internet. Ao todo, 2.712.937 candidatos se inscreveram para 228.071 vagas em 131 instituições públicas de Ensino Superior. Os candidatos selecionados deverão fazer a matrícula nos dias 22, 25 e 26 de janeiro. O Sisu usa as notas do Enem para selecionar candidatos às vagas de instituições públicas de educação superior.

Últimas de Rio De Janeiro