Novo corredor BRS será implementado na Zona Norte

Rua Visconde de Santa Isabel terá 1,7km de faixa exclusiva para ônibus

Por O Dia

Rio - A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes, fará a implantação do 13° corredor BRS da cidade na Rua Visconde de Santa Isabel, em Vila Isabel, na Zona Norte do Rio.

O trecho com uma faixa de circulação exclusiva para ônibus e táxis com passageiros vai funcionar entre as ruas Barão de São Francisco e Barão do Bom Retiro. A operação terá início, em caráter educativo, no dia 11 de julho. Com isso, a cidade somará 52,8 quilômetros de BRS, espalhados pelas zonas Norte, Sul e Centro.

A faixa exclusiva terá 1,7 quilômetros de extensão com seis pontos de ônibus divididos entre BRS 2, 4, 5, 6, 7 e Intermunicipal. Ao todo, 44 linhas vão trafegar pelo corredor. Nos dias úteis, das 6h às 21h, e, aos sábados, das 6h às 14h (menos aos domingos e feriados), a circulação na faixa à direita do tráfego no trecho mencionado será permitida apenas aos ônibus ou micro-ônibus, de linhas municipais e intermunicipais regulamentadas, nos respectivos pontos de parada sinalizados. Táxis regulamentados com passageiros, não sendo permitido o embarque e desembarque no lado direito, considerando o sentido de circulação da via, veículos regulamentados e devidamente identificados para transporte escolar e para transporte de portador de necessidades especiais, portando autorização especifica emitida pelos órgãos de trânsito.

BRS que foi implantado na Rua Teodoro da Silva agora está sendo instalado na Rua Visconde de Santa Isabel também em Vila Isabel, Zona Norte do RioDaniel Coelho

Segundo a Secretaria de Transportes, a preparação para a implantação do BRS teve início com a pintura da faixa azul e colocação de sinalização, tais como placas de proibição de estacionamento dos lados esquerdo e direito e placas de orientação e regulamentação ao longo da Rua Visconde de Santa Isabel. No local, serão instalados quatro radares da CET-Rio. Além disso, a via ganhou dois novos pontos de ônibus. Para isso, a Secretaria Municipal de Conservação (Seconserva) retirou frades e reparou calçadas para receber os pontos de parada. Em todos, foram colocados abrigos para melhor atender os usuários do sistema.

Ainda segundo a Secretaria, para informar sobre as mudanças, serão distribuídos 50 mil folhetos durante duas semanas. O esquema operacional do BRS Visconde de Santa Isabel terá, a exemplo do que ocorreu em outros corredores, apoio de agentes da CET-Rio que vão orientar motoristas sobre as regras.

Normas de Circulação

Podem acessar a faixa azul do BRS e efetuar o embarque e desembarque os seguintes veículos:

- Ônibus ou micro-ônibus de linhas regulamentadas nos respectivos pontos de parada sinalizados;

- Veículos regulamentados e devidamente identificados para transporte escolar;

- Táxis regulamentados com passageiros, não sendo permitido o embarque e desembarque no lado direito da faixa azul;

- Táxis regulamentados e identificados para o transporte de portador de necessidades especiais.

Os demais veículos estão autorizados a efetuar o embarque e desembarque no lado esquerdo das vias com BRS mas poderão utilizar a faixa para efetuar giro à direita e acessar estacionamentos.

Horários de funcionamento:

• 6h às 21h (dias úteis)

• 6h às 14h (sábados)

• Livre aos domingos e feriados

Últimas de _legado_O Dia 24 Horas