Austin ganha o concurso 'Rua da Copa'

Uma grande festa será realizada amanhã para a entrega do troféu aos moradores da Rua Jaguaré

Por O Dia

Rio - Aos gritos de ‘Já é, já é, a campeã é a Rua Jaguaré!’ moradores de Austin comemoraram a vitória no concurso ‘Rua da Copa’ promovido pela Secretaria de Cultura de Nova Iguaçu e. A rua, que tirou nota dez nos quesitos harmonia, conjunto e criatividade, foi escolhida por unanimidade entre os seis jurados como a mais bem decorada, somando 180 pontos. Outras 11 concorrentes também participaram do concurso.

Amanhã será montado na rua campeã um telão para o jogo entre Brasil e Camarões, às 17h. Em seguida, os torcedores vão cair no samba com shows promovidos pela Secretaria de Cultura.

Rua Jaguaré tirou nota 10 em todos os quesitosCacau Fernandes / Agência O Dia

A Rua Marco Antônio, em Caiçara (164 pontos), e Travessa Leonor, em Comendador Soares (146), ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente, e também ganharão troféus.

“Foram mais de 20 pinturas no chão e colorimos os 600 metros da rua em verde e amarelo. Arrecadamos R$ 1 mil entre os moradores e decoramos tudo em três semanas. Merecemos o prêmio. Essa tradição começou em 2002 e não vai mais parar. Ganharemos o concurso em 2018”, comemorou a decoradora de festas Atanice de Souza Ferreira, de 34 anos, mais conhecida como Pepa, ao ser informada do resultado. “Somos a mais bonita da Baixada”, garante.

O ator Augusto Vargas, um dos jurados mais empolgados com a escolha da rua, se mostrou surpreso com o que viu. “Ela está fantástica, pois os moradores usaram criatividade e as crianças participaram da decoração. A grande sacada foram as pinturas no chão, com os mascotes de todas as copas e até uma homenagem ao grande Ayrton Senna”, disse entusiasmado.

No chão da rua mais animada de Nova Iguaçu, desenhos de personagens como o Zé Carioca, Fuleco e até o Louro José (papagaio da apresentadora Ana Maria Braga) também deram o tom em verde e amarelo.
“Pintamos e decoramos tudo em três semanas. Foram madrugadas dedicadas ao Brasil”, conta Atalécia de Souza, 36, irmã de Atanice. Para outra integrante do júri, Daniel Lima, a rua causou frisson. “Me arrepiou”, diz.

Animação e criatividade na hora de escolher a mais bonita

Além do ator Augusto Vargas e do empresário Daniel Lima, participaram do júri a bailarina Tereza Petsold, o produtor cultural César Renato, o ator Diogo Rufino e a empresária de moda Cris Neves. “Todas as ruas foram criativas e animadas. O concurso foi o máximo”, destacou Tereza Petsold, que também se encantou com a escolha da campeã.

Na Rua Marco Antônio, a vice-campeã, fitinhas coloridas e cinco muros pintados com as cores da Seleção impressionaram os jurados. “Há uma harmonia entre as cores e decoraram tudo com R$ 500”, lembra Cris Neves.

Na Travessa Leonor, a terceira colocada, a arara pintada no chão e bolas de futebol penduradas nas fitinhas chamaram a atenção. “Capricharam no desenho. Ousaram na criatividade”, explica Diogo Rufino.

César Renato enfatizou que a escolha da rua mais bonita não foi tarefa fácil. “Tivemos que olhar todos os detalhes, mas o que vale é participar”, avisa.

A Rua Marco Antônio%2C em Caiçara%2C também agradou aos jurados e ficou em segundo lugar no campeonatoCacau Fernandes / Agência O Dia

Candidatas fizeram bonito na disputa

Além das três primeiras colocadas, todas as ruas que participaram do concurso fizeram bonito. São elas: Floresta Miranda, Av. Doutor Mário Guimarães e Av. Nilo Peçanha (Centro), Albertino, Felipe Fonseca, Airton, Santo Antônio (Comendador Soares), Violeta (Rancho Fundo), e Rua Onze (Parque das Palmeiras).

O secretário de Cultura de Nova Iguaçu, Wagner D’ Almeida, destacou a disponibilidade dos jurados e a criatividade dos moradores que em menos de um mês se uniram para enfeitar as ruas nas cores do Brasil.
“Estão todas de parabéns. O concurso estimulou todos a manter uma tradição que já vem de outras Copas. No próximo Mundial, vamos ter ainda mais ruas inscritas”, espera o secretário. “Fiquei impressionado com as decorações”, acrescenta.

O concurso foi coordenado pelos jornalistas Alberto Aquino e Claudia Maria, que acompanharam os jurados na visita das 12 ruas na última terça-feira.

“Teremos outro concurso na próxima Copa e será ainda mais animado”, garante Aquino, que também entrou no clima do Mundial e vibrou com as ruas decoradas.

Terceira colocada%2C a Travessa Leonor%2C em Comendador Soares%2C foi uma das mais animadas e coloridasCacau Fernandes / Agência O Dia


Últimas de _legado_O Dia na Baixada