Gastronomia: Chocolate só se for na torta com morango

Pedro Landim fala sobre a fábrica de tortas do Vaspão que produz 10 mil pães franceses por dia em São João de Meriti

Por O Dia

No campo, o time do coração não anda colaborando para uma doce vida — e outro dia sobrou para o Gigante da Colina um chocolate do tipo que ninguém merece —, mas quando o ovo e a farinha são direcionados aos fornos e panelas, com a devida dose de açúcar, a fantástica fábrica de tortas do Vaspão oferece um espetáculo de cores, sabores e texturas capaz de confortar o coração de todas as torcidas.

Torta Crocante é feita com um delicioso ‘creme especial’ Divulgação

Imagine a novidade entre as dezenas de tortas da casa, cuja descrição chegou por e-mail como um poema em tons vermelhos e negros: massa de chocolate com recheio de brigadeiro e maravilha com pedaços de morango, gel de morango, cobertura de chantilly com gel de chocolate, palitos de chocolate e morangos. Considerada o carro-chefe da casa, a torta Crocante é feita com ‘creme especial’ (a receita é secreta), biscoito, doce de leite e castanhas carameladas. E aí, está nessa ainda de regime?

Da mesma forma que o Vasfeijão, onde se come uma das melhores feijoadas da Baixada, a megaconfeitaria não nega as origens vascaínas, inaugurada pela mesma família há 18 anos em São João de Meriti (com filial carioca no Recreio dos Bandeirantes). E a ordem é diversificar no reino que os franceses batizaram há séculos de ‘pâtisserie’.

E ir além no cardápio, mantendo a referência ao clube da Cruz de Malta, como é o caso da Vaspizza servida no estabelecimento. Um cardápio vasto de discos de massa consistente em sabores como a Chick, com muçarela, calabresa, parmesão, salsa, azeitona e borda de catupiry; e a Vaspizza que homenageia as raízes lusitanas da família, feita à base de bacalhau, azeitona preta e catupiry.

Sem falar no salgadão que se destaca entre tantas empadinhas e pasteizinhos de forno ou fritos: o famoso coxão de galinha que pesa cerca de 700 gramas e sai por R$ 6,05. Embora o Vaspão ofereça opções de encomendas variadas para qualquer tamanho de festa, no cotidiano o bom negócio é perguntar pelo kit Toda Hora, montado no ato pelo freguês com minitorta, refrigerante de dois litros e 30 salgadinhos variados, a R$ 29,90.

A produção total da casa beira as 300 tortas diárias, com 10 mil pães franceses por dia, 15 mil salgados, além das linhas refinadas de confeitaria e de pães especiais. Tudo digno de Primeira Divisão, na parte alta da tabela.

VASPÃO. Rua Doutor Agostinho Porto 164, São João de Meriti (2757-5700). Diariamente das 6h às 22h. Aceita todos os cartões.

Últimas de _legado_O Dia na Baixada