Nova Friburgo gera empregos reaproveitando roupas íntimas

Projeto estimula reciclagem nas confecções para aproveitamento em artesanato e em novas peças

Por O Dia

Rio - Gerar empregos e tratar adequadamente os resíduos das confecções. Estes dois assuntos paralelos fazem parte de um projeto que está sendo discutido pela Prefeitura e a Secretaria Estadual de Trabalho de Nova Friburgo - região serrana fluminense - que prevê a instalação de um centro de economia solidária na cidade a partir do ano que vem.

Nova Friburgo prevê instalação de centro de economia solidária no ano que vemDivulgação

A implantação do empreendimento inovador foi tema de uma reunião entre o prefeito Rogério Cabral, o secretário executivo de Trabalho do governo estadual, Marcílio Coelho Nunes, e o superintendente estadual de Ocupação, Renda e Crédito, Ricardo Alves de Oliveira. O grupo também pretende reativar a Comissão de Trabalho local.

O projeto, que também será discutido com empresários, estimula a reciclagem dos resíduos das confecções para aproveitamento em artesanato e até mesmo para fabricar peças de moda íntima. A ideia inicial é implantar o centro em Duas Pedras, onde seriam criados diversos empregos diretos através do sistema de cooperativas.

"Este projeto de economia solidária atende duas necessidades do município. Por um lado gera empregos e por outro estimula o tratamento dos resíduos da moda íntima, grande problema ambiental", ressaltou Marcílio.

Últimas de _legado_O Dia no Estado