Senai e Senac abrem mais de seis mil vagas para cursos de qualificação

São 31 cursos oferecidos em várias áreas

Por O Dia

Rio - Quase 6,2 mil vagas para cursos técnicos e de qualificação profissional são oferecidas em todo o estado. O Senac abriu inscrições para 2.700 vagas em 20 cursos técnicos presenciais, que começam em maio, em suas 24 unidades. Já o Senai está com inscrições para 3.485 vagas gratuitas em cursos de qualificação profissional à distância, que começam em agosto.

O Senac oferece bolsas de estudo de até 50%, com vagas limitadas. Caso o candidato tenha renda familiar de até dois salários-mínimos, concorre pelo Programa Senac de Gratuidade. Há também a opção de, se for estudante da rede pública, ingressar pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

No Senai%2C há ofertas de curso de técnico eletricista%3A ideia é levar em conta a vocação do mercado localDivulgação

Os cursos técnicos do Senai são oferecidos lconiderando a vocação econômica e as oportunidades do mercado de trabalho de cada região. A superintendente de Produtos Educacionais do Senac-RJ, Ana Paula Alfredo, destaca a oferta de cursos de Técnico em Logística e de Técnico em Administração nas regiões Norte Fluminense, Médio Paraíba e Metropolitana.

“Outro exemplo é o curso de Técnico de Turismo, oferecido em Cabo Frio, Niterói, Angra dos Reis e Caxias, pela vocação e proximidade com o Rio de Janeiro”, afirma. Ela destaca também o curso de Técnico em Segurança do Trabalho, disponível em locais como Macaé, Niterói e Resende.

“Com a criação de novos hospitais e unidades, melhoria do poder econômico, a demanda por técnicos em enfermagem está em alta”, explica. O interessado deve ligar para o Disque-Senac (21) 4002-2002. No Senai, há previsão de encontros presenciais em Angra dos Reis, Barra do Piraí, Barra Mansa, Campos, Itaperuna, Itaguaí, Macaé, Mendes, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Petrópolis, Resende, São Gonçalo, Santo Antônio de Pádua, Teresópolis e Valença. Inscrições no site www.cursogratuitosenairio.com.br. Informações no 0800-0231231

São 31 cursos oferecidos em várias áreas

No Senac, são 20 cursos: Gestão, Design, Saúde, Gastronomia, Segurança e Meio Ambiente, Comunicação, Idiomas, Turismo e Hotelaria, Moda, Tecnologia da Informação e Beleza. As aulas são em Angra dos Reis, Barra do Piraí, Barra Mansa, Cabo Frio, Campos, Caxias, Itaguaí, Itaocara, Miguel Pereira, Friburgo, Paraíba do Sul, Petrópolis, Resende, Rio das Ostras, Pádua, Teresópolis, Três Rios e Volta Redonda. 

No Senai, as oportunidades são para Assistente de Logística; Auxiliar de: Eletricista Predial, Pré-Impressão, Pós-impressão, de Impressão Offset; Instalador de Rede Local; Desenhista de Produção de Gráficos Web; Mecânico de Motores Ciclo Otto; Eletricista de Autos, além dos novos Desenhista Técnico de Edificações e Mecânico de Motos.

Reportagem de Paulo Cappeli

Últimas de _legado_O Dia no Estado