Programa social "Cartão Dignidade Música" é lançado em Cabo Frio

Crianças e adolescentes terão auxílio mensal no valor de R$ 100 para utilizar em atividades culturais, musicais e artísticas

Por O Dia

Rio - A cidade de Cabo Frio agora conta com mais um incentivo para promover o talento musical, cultural e artístico de crianças e adolescentes da cidade. Uma lei municipal, aprovada recentemente pela Câmara de Vereadores, institui o "Cartão Dignidade Música", que destina R$ 100 para que menores possam ter acesso a atividades culturais, musicais e artísticas.

O programa é destinando, preferencialmente a crianças e adolescentes com renda familiar per capita de um quarto de salário mínimo. Se houver vagas restantes, serão aceitas inscrições de crianças e adolescentes em famílias que tenham renda per capita superior.

Para receber o Cartão Dignidade Música a criança ou adolescente deverá apresentar condições de vulnerabilidade ou risco social, obedecendo a alguns critérios e condições: ser domiciliado e residente em Cabo Frio; ter entre 6 e 18 anos de idade; matriculado em uma escola da rede pública, com frequência regular à escola; possuir cadastro em um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) ou em um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CRAS); e estar inscrito no Cadastro de Único para Programas Sociais (CadÚnico).

O projeto também tem em vista o desenvolvimento e a aprimoração de seus talentos novos artísticos. Além disso, proporciona atendimento em programas sócio-educativos, de forma a prevenir a ociosidade; e desenvolve habilidades básicas de sensibilidade musical, tanto parte teórica como prática, adaptando-se ao grau de dificuldade à idade e capacidade individual de cada criança e adolescente.

Para o prefeito Alair Corrêa, idealizador do projeto, o objetivo principal é estimular o senso cultural que existe em cada criança. "Já temos o bom exemplo do sucesso em apoiar e estimular nossas crianças e jovens com o projeto. 'Uma música em minha vida', que atende mais de cem crianças e é aplaudido onde se apresenta", disse o prefeito.


Últimas de _legado_O Dia no Estado