Rio das Ostras recebe prêmio nacional de Cidade Sustentável

Reconhecimento destaca gestões municipais voltadas à qualidade de vida e desenvolvimento sustentável

Por O Dia

Rio - Local de praias paradisíacas e muita procura, Rio das Ostras, na Região dos Lagos,  recebeu nesta última quinta-feira (4), o prêmio de Cidade Sustentável, em uma cerimônia realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília. Mais de 273 cidades aderiram ao Programa Cidades Sustentáveis e, na premiação, o Município ficou em terceiro lugar entre os de médio porte. O Prêmio reconhece as Prefeituras que se destacam na promoção de programas voltados à qualidade de vida e ao desenvolvimento sustentável. Entre todas as categorias, Rio das Ostras foi a única representante do Estado do Rio de Janeiro premiada.

A cidade competiu com municípios brasileiros entre 101 mil e 500 mil habitantes. Rio das Ostras ficou com a terceira colocação, atrás somente de Canoas (RS), em primeiro, e Santos (SP), em segundo lugar. Ao todo, 12 cidades foram premiadas: as três primeiras colocadas nas categorias cidades pequenas, médias e grandes e metrópoles.

“Reconhecendo a importância do Programa, assinei a carta compromisso em 2012, ainda como candidato a prefeito de Rio das Ostras. Esse prêmio mostra que mantivemos o nosso compromisso com as metas de desenvolvimento sustentável da nossa cidade e com a melhoria contínua de nossos indicadores”, contou o prefeito Sabino.

Destaques

A premiação avaliou 100 indicadores básicos, como por exemplo, área verde por habitante, distribuição de renda, número de unidades culturais, de conselhos municipais, índice de crianças na escola, de desemprego e de desnutrição infantil.

A análise também levou em conta a criação de novos indicadores, específicos do Município. Rio das Ostras destacou-se por critérios como desenvolvimento de setores como Turismo, Educação, Cultura, Assistência Social e Mobilidade Urbana.

A metodologia utilizada na avaliação e classificação dos municípios envolve, entre outros critérios, a qualidade e confiabilidade dos dados fornecidos, a série histórica de acompanhamento das metas e a transparência nas informações publicadas.


Últimas de _legado_O Dia no Estado