?Região Serrana concorre com 57 produtos no prêmio Maravilhas RJ

Votação popular pela Internet começa nesta segunda-feira (17)

Por O Dia

Teresópolis (Rj) - Concorrendo em todas as 12 categorias da 3ª edição do prêmio Maravilhas Gastronômicas do Estado do Rio de Janeiro, a Região Serrana é a que tem o maior número de indicações na disputa ao prêmio, que está com as votações abertas a partir desta segunda-feira, dia 17. Só na categoria Doces e Compotas, a região está representada por nove produtos, entre geleias, goiabadas e doces de leite, de abóbora e de batata roxa.

A votação do prêmio está aberta ao público, pela Internet, e os internautas terão até o dia 31 de outubro para escolher os seus favoritos em cada categoria. Para conhecer todos finalistas e votar basta acessar o site www.projetomaravilhas.com.br.

Ao todo, são 135 produtos na disputa, representando mais de 50 municípios fluminenses, do interior à capital, e divididos em 12 categorias: Da Água, Cachaças, Cafés, Cervejas, Conservas, Doces e Compotas, Embutidos, Laticínios, Mel, Pastas e Patês, Queijos e Da Terra.

Os vencedores serão eleitos pela soma da avaliação do consultor, que terá peso sete, com o resultado do voto popular, que terá peso três. Além de ampliar as categorias, outra novidade deste ano é que os consultores degustarão os produtos finalistas para votar, levando em consideração a harmonia entre o sabor, a apresentação do produto com o contexto social, histórico, econômico e cultural.

Outra missão dessa equipe de consultores é indicar e eleger os prêmios especiais - Personalidade e Instituição, que contribuem para o desenvolvimento e divulgação da gastronomia fluminense. O anúncio dos vencedores será feito durante a cerimônia de premiação e feira do produtor, que acontecerá em dezembro.

Nesta edição, a categoria com maior número de finalistas é a de Doces e Compotas, com 24 produtos, como goiabadas, bananadas, doce de jiló, geleias de diversos sabores e doces de leite. A seleção foi feita pela comissão organizadora, com indicação de um time de mais de 80 consultores e colaboradores da área, e inscrição pela internet, conforme os critérios gerais e específicos do prêmio.

O Maravilhas RJ é idealizado pelo jornalista Chico Junior, escritor, pesquisador da gastronomia brasileira e autor dos livros “Roteiros do Sabor Brasileiro” e “Roteiros do Sabor do Estado do Rio de Janeiro”, este último publicado pela Editora Senac Rio. O projeto tem o patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, do SENAC RJ e dos Supermercados Zona Sul, além do apoio da Fecomércio RJ.

Últimas de _legado_O Dia no Estado