Tempos modernos

A luta é diária, sabemos que ainda temos muito o que avançar, mas é essa força que está dando resultado

Por O Dia

Rio - ‘Essa é a geração de mulheres mais poderosas de toda a história’, disse Muhammad Yunus, ganhador do Prêmio Nobel da Paz, em 2006. Yunus é economista e fundador do Banco dos Pobres, idealizador do microcrédito. Empresta dinheiro, sem garantias nem papéis, sendo, sobretudo, procurado por mulheres: elas são 97% dos 6,6 milhões de beneficiários. Sem esquecer das grandes mulheres que nos procederam, ele tem razão!

A Rede Globo de televisão vinculou a sua tradicional vinheta de Carnaval, apresentando a Globeleza, Érika Moura, com o seu corpo coberto, sem a exploração da nudez. Vestida, igualmente linda, exaltando da mesma forma a beleza da mulher negra e reconhecendo a diversidade cultural da festa por todo o Brasil. Deixando de lado o machismo e a hipersensualização do corpo da mulher. Um avanço para a nossa imagem, num país em que os índices de violência contra a mulher continuam batendo recordes (estupro, feminicídio e o terrível turismo sexual).

O prefeito Marcelo Crivella nomeou várias mulheres para cargos importantes. Deu posse à primeira mulher que vai comandar a Guarda Municipal em 24 anos de história, a inspetora Tatiana Mendes, funcionária de carreira da corporação que comandará cerca de 7 mil inspetores e dividirá com a Polícia Militar a responsabilidade pela segurança pública na cidade. Também nomeou uma mulher como chefe de seu gabinete e secretárias de governo, além de superintendentes regionais. Outro belo exemplo foi a eleição da ministra Cármen Lúcia para presidente do Superior Tribunal Federal, sendo a segunda mulher a ocupar o cargo.

Não posso deixar de mencionar a minha reeleição e eleição para a vice-presidência da Câmara Municipal, onde fui integrante da Comissão de Defesa da Mulher por oito anos. Desejo boa sorte para todas nós! A luta é diária, sabemos que ainda temos muito o que avançar, mas é essa força que está dando resultado. Somos poderosas sim, parte desta geração!

Sigamos em frente. 

Tânia Bastos é vice-presidente da Câmara do Rio de Janeiro

Últimas de Opinião