'New York Times' diz que atletas terão que 'fechar a boca' em águas poluídas

Em reportagem, jornal norte-americano faz alerta sobre poluição na Baía de Guanabara

Por O Dia

Rio - Uma reportagem do jornal norte-americano "New York Times", publicada nesta terça-feira, afirmou que os atletas terão que "fechar a boca" enquanto estiverem competindo nas águas da Baía de Guanabara durante os Jogos Olímpicos. O site fez um alerta sobre a falha das autoridades brasileiras em despoluir a baía.

De acordo com o jornal, diversos atletas estão com medo de contrair alguma doença por causa da água poluída, com superbactérias, que podem até "destruir o sistema imunológico dos competidores". "Estamos muito preocupados", admitiu o treinador da equipe feminina de vela da Espanha, Nigel Cochrane, em entrevista ao "New York Times".

Reportagem do jornal norte-americano New York Times diz que atletas terão que 'fechar a boca nas águas poluídas' da Baía de GuanabaraReprodução Internet

A reportagem lembra ainda que pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) encontraram uma série de contaminações nas praias de Ipanema e Leblon, na Zona Sul, onde milhares de espectadores são esperados para assistir eventos esportivos dos Jogos.

LEIA MAIS

Cariocas podem ver promessas olímpicas ficarem no meio do caminho

?Biólogo flagra manchas de esgoto na Baía de Guanabara a 50 dias dos Jogos

"Atletas estrangeiros estão nadando literalmente em meio a excrementos humanos. Eles correm risco de ficarem doentes por causa desses microorganismos", reforçou o pediatra Daniel Becker ao "NYT".

Segundo o jornal, o governo e o Comitê Olímpico Internacional reconhecem o problema, inclusive que em alguns locais da cidade a água é suja. No entanto, eles dizem que as áreas onde os atletas vão competir, como a Praia de Copacabana, estão no modelo padrão para receber os participantes.

Últimas de Rio De Janeiro