Barra em Dia: Metrô da Barra é só para rico

Absurdo: Sem integração com BRT, uso da Linha 4 penaliza passageiros que mais precisam

Por O Dia

Rio - É inaceitável que depois de tanto tempo para se prepararem, a Prefeitura e o Governo do Estado ainda não tenham implantado a integração do bilhete único da linha 4 do metrô com o BRT. Na prática, quem mora além do Jardim Oceânico é obrigado a pagar duas passagens. Penalizar a população que esperou tanto tempo pela novidade chega a ser desumano. Para quem troca o carro pelo metrô a tarifa adicional é até suportável, mas o usuário trabalhador, que necessita realmente ganhar tempo para sua qualidade de vida e sobrevivência, essa penalidade financeira chega a ser desumana.

Sem a integração, usar simultaneamente o BRT e o metrô fica restrito a elite. É colocar o novo transporte em uma espécie de vitrine de luxo, só acessível para quem tem grana. Com a operação experimental na Olimpíada e depois na Paralimpíada, com a integração sendo feita pelo RioCard Olímpico, era previsível que a integração ocorresse naturalmente, mas não ocorreu.

Comenta-se que a morosidade é culpa da Prefeitura, já que não acreditava que o metrô ficaria pronto puxou o freio de mão. Pagar duas passagens nesta fase é um paradoxo. Quem mora no Mandala por exemplo, para acessar o metrô tem tarifa dobrada. Na pratica, só quem mora no Jardim Oceanico é quem pode usar plenamente a nova linha 4.

Linha 4 exclui estudantes

Sabe quem está sendo penalizado pela fechamento do metrô as 21 horas ? O morador da Barra que estuda na zona sul a noite. É impossível pegar a ultima viagem. Além da falta de integração, o usuário que frequenta um curso noturno no centro ou na zona sul é obrigado a usar o transporte público de ônibus pelo horário adotado pela linha 4. Um erro pensar que só boêmio usa metrô depois da novela das nove!

Testamos o metrô!

Essas fotos foram tiradas nestas terça%2C ás 20h50%2C ou seja%2C faltando 10 minutos para o encerramento dos serviçosBarra em Dia

Essas fotos foram tiradas nestas terça, ás 20:50 min, ou seja, faltando 10 minutos para o encerramento dos serviços. A correria entre os usuários tem sido grande neste horário extremo. Depois de praticamente dois meses de teste não se justifica a limitação de horário para um destino tão grande. Os fiscais alertam, só deixam passar para integração até as 21 horas, quando "a carruagem vira abóbora!" .

Essas fotos foram tiradas nestas terça%2C ás 20%3A50 min%2C ou seja%2C faltando 10 minutos para o encerramento dos serviçosBarra em Dia

Um fator irritante é a falta de sinal em todo o trecho, principalmente da operadora TIM e Oi. A Claro as vezes pega. Está matéria está sendo enviada somente quando a composição chega na área aberta do Jardim Oceânico. A ideia da casadinha, R$ 7,00 BRT/metro com o desconto de 0,90 continua penalizando o usuário de baixa renda. Os empresários ligados a setor de turismo e diversão também reclamam com a ausência dos serviços no final de semana. A Barra é balneário turístico e os shoppings e restaurantes ganhariam muito com a operação da linha sábado e domingo.

A qualidade das fotos tiradas na Vila dos Atletas pelas delegações merecem uma exposição. São fotos incríveis que demonstram que a nossa vila foi a melhor de todas as histórias dos jogos olímpicosBarra em Dia

Em tempo: só tivemos de volta o sinal da internet as 21:05 quando chegamos na Barra.

Segundo turno na Barra

A Rede TV! programou para o próximo dia 16 de outubro o debate do segundo turno com os candidatos a Prefeito do Rio. Querem fazer na Barra ou Recreio. A ideia de trazer o debate para a região agradou em cheio as lideranças locais. Nesta quarta feira, Kaka Marques diretor de programação da Rede TV, estará no Rio para visitar os locais para o debate na Barra. Irá visitar o Hilton, Ramada Recreio e Windsor Barra. Além da Rede TV assinam o debate a Folha de S Paulo e a Veja.

Fugindo do debate?

Quem pisou na bola novamente com a Barra foi o candidato Carlos Osório, que cancelou a participação de um encontro com o setor de eventos, que seria realizado amanhã no Windsor Atlântico. Os convites já estavam na rua. A Barra também iria promover um encontro que foi cancelado por Osorio. Estranho estes cancelamentos em cima da hora.

Exemplo

Cerca de 120 crianças do Instituto Reação, criada por Flávio Canto,  vão curtir atrações teatrais nesta sexta-feira, dia 23 de setembro, no Polo Cidade de Deus, na Estácio de Jacarepaguá. A ação será promovida pela Cennarium, serviço de entretenimento pioneiro na exibição de peças de teatro online e on demand (sob demanda) por meio de multiplataformas.

As peças serão transmitidas em um telão. Voltadas a públicos de diferentes faixas etárias, as sessões ocorrerão em dois horários. A primeira turma, com crianças de 4 a 12 anos, assistirá à premiada peça "Histórias por telefone", dirigida por Carla Candiotto, a partir das 9h.

O espetáculo, baseado no livro "Fábulas por telefone", mostra o personagem Bianchini, que, toda noite, conta histórias, por telefone, para sua filha. Mas não é só a menina que aguarda ansiosamente a chamada do pai.

Do outro lado da linha, estão quatro curiosas telefonistas que também adoram ouvir as narrativas. A peça recebeu o Prêmio APCA 2011 de Melhor Espetáculo e Melhor Direção de Teatro Infantil e o Prêmio Femsa de Teatro Infantil 2011 de Melhor Direção. 

Miniaturas históricas

Para os apaixonados pelos automóveis de décadas passadas, o Shopping Metropolitano Barra preparou uma programação especial gratuita, para crianças e adultos. De 15 a 25 de setembro, o shopping recebe uma exposição gratuita com carros antigos em miniatura. No dia 25, será a vez do 3º Encontro Anual de Carros Antigos, das 9h às 15h.

O encontro do Lord`s VW Club reunirá diferentes modelos de carros de época, sinalizados com uma tag do evento. No encontro acontece também apresentação de uma banda de pop rock, tocando hits dos anos 80 e 90.

Casa do Pontal

Após o sucesso do pocket-show realizado em 2015, durante a abertura da exposição “Figuras e Brincantes – Arte e Performance na Cultura Popular”, o cantor e compositor OTTO retorna ao Museu Casa do Pontal para uma nova apresentação visceral no mesmo formato.

O evento faz parte das comemorações dos 40 anos do Museu Casa do Pontal e ocorre no próximo dia 24 de setembro, das 16hàs 21h, na Estrada do Pontal, nº 3295, no Recreio dos Bandeirantes, zona oeste do Rio de Janeiro. Antes e depois haverá DJ tocando muito forró e outras músicas regionais brasileiras. Uma van fará o transporte gratuito dos participantes saindo da Estação BRT Pontal.

O evento foi contemplado por um edital da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro e integra o Circuito Cultural Rio, idealizado pela Secretaria Municipal de Cultura, para a programação cultural dos períodos Olímpico e Paralímpico, que termina em setembro de 2016. O patrocínio institucional da Petrobras via lei de incentivo estadual é fundamental para a realização desse e outros eventos no Museu.

A apresentação do cantor Otto inicia às 18h. Expoente da música brasileira contemporânea, o cantor e compositor OTTO retorna ao Museu Casa do Pontal para uma apresentação especialíssima com um setlist exclusivo para o evento. Além de seus grandes sucessos, como “Crua” e “Seis Minutos”, o artista apresentará músicas que fazem parte da turnê “#RecuperaTour” em versão power trio.

Últimas de Rio De Janeiro