Fernando Mansur: Sol - a lanterna de Deus

O sol é a fonte da vida física, o alimento básico de todos os seres

Por O Dia

Rio - O sol é a fonte da vida física, o alimento básico de todos os seres. Dizem os Mestres de Sabedoria que todos os reinos têm um grau de parentesco e que cabe ao homem, como o mais evoluído desta escala, auxiliar os demais. Vejam que bela passagem dessa carta de um Mestre indiano: “Sede muito ternos com as criancinhas e ainda mais ternos para com todos os que errarem, pouco conhecendo da sabedoria; e mais ternos ainda para com os animais, a fim de que eles passem para o próximo caminho pela porta do amor e não pela do ódio. Sede carinhosos com as flores e as árvores. Pertenceis todos ao mesmo sangue, à mesma origem, à mesma meta. Sabei desta verdade e vivei-a.”

Algo semelhante nos ensina a sabedoria dos índios norte-americanos: “Montanhas são sempre mais belas que edifícios de pedra. Viver na cidade é uma existência artificial. Quantas pessoas jamais sentiram o solo real sob os pés, ou viram uma planta crescer a não ser nos vasos, ou se afastaram o suficiente da iluminação urbana para surpreender o encanto de uma noite estrelada. Quando as pessoas vivem longe das paisagens criadas pelo Grande Espírito, logo acabam por esquecer Suas leis.”

Que alertas grandiosos para todos nós que vivemos sob o mesmo Sol e as mesmas estrelas guias. As linguagens podem variar, mas o ensinamento é o mesmo. O índio continua: “Vocês sabiam que as árvores falam? Pois é verdade. Falam entre si e falarão com você se quiser escutar. O problema é que os brancos não escutam. Não aprenderam a escutar os índios, e assim não creio que possam ouvir outras vozes na natureza. Mas eu aprendi um bocado com as árvores: às vezes sobre o tempo, às vezes sobre os animais, às vezes sobre o Grande Espírito.” De vez em quando retiremos os sapatos e pisemos com os “Pés nus sobre essa terra sagrada”.

Fernando Mansur: Radialista. Escritor. Professor. Graduado em Letras pela Universidade Católica de Minas Gerais (Ponte Nova). Mestre e doutor em Comunicação pela UFRJ.

Últimas de Rio De Janeiro