MetrôRio volta a operar 24h no último fim de semana de Carnaval

Esquema especial começa às 5h de sábado e vai até as 23h de domingo; Linha 2 irá da Pavuna direto até a estação General Osório desde o início da operação

Por O Dia

Rio - O MetrôRio terá um esquema especial de funcionamento para os últimos dias de Carnaval. O sistema funcionará sem interrupção durante o final de semana, para atender ao público do Desfile das Campeãs, do bloco das Poderosas e do Monobloco. A operação começa às 5h de sábado e termina às 23h de domingo.

Desde o início da operação, no sábado, os trens da Linha 2 realizarão o trajeto direto entre Pavuna e General Osório, sem necessidade de transferência entre as duas linhas. Os usuários que desejarem seguir viagem para a Linha 4 deverão fazer a transferência na estação General Osório.

A Concessionária recomenda que os usuários comprem cartões de ida e volta com antecedência para evitar filas. Também serão aceitos os cartões pré-pago do MetrôRio, Bilhete Único, Vale Transporte ou cartão RioCard.

Marquês de Sapucaí e Terreirão do Samba

Quem vai assistir ao evento nos setores do lado ímpar ou desfilar nas escolas que se concentram perto do edifício Balança Mas Não Cai deve optar pelo desembarque pela estação Central. A estação Praça Onze é a mais próxima para os usuários que adquiriram ingressos para os setores pares ou irão brincar nas escolas que se concentram ao lado do edifício dos Correios. Para os foliões que irão ao Terreirão do Samba, a estação Central é a indicada.

Blocos no Centro

No sábado e no domingo, o Centro do Rio recebe o Bloco das Poderosas e o Monobloco, respectivamente.  As estações Carioca e Uruguaiana são as opções indicadas para embarque e desembarque. Em Carioca, está mantido o serviço da bilheteria externa, para agilizar o atendimento ao usuário. Ele fica localizado no acesso Rio Branco. Em Cinelândia, somente o acesso Passeio ficará aberto das 6h às 20h do sábado e do domingo para desembarque e embarque exclusivo de usuários com cartões pré-adquiridos (cartão unitário e pré-pago do MetrôRio, cartões RioCard, Bilhete Único e Vale-Transporte). A Concessionária recomenda que os usuários comprem cartões de ida e volta de forma antecipada para evitar filas.

Funcionamento das estações

As estações Presidente Vargas e Catete fecharão à meia-noite de sexta-feira para sábado  e reabrirão às 5h da segunda-feira (06/03). No sábado, a estação Maracanã funcionará para embarque e desembarque das 5h até a meia-noite. No domingo, das 5h às 23h.

O acesso Passeio, da estação Cinelândia, ficará aberto das 6h às 20h no sábado (04/03) e no domingo (05/03) para desembarque e embarque apenas de usuários com cartões pré-adquiridos (pré-pago e unitário do MetrôRio, cartões RioCard, Bilhete Único e Vale-Transporte). Os demais passageiros que se deslocarem para os blocos do Centro poderão comprar seus bilhetes e embarcar na estação Carioca, que contará com bilheteria externa.  

Por questões de segurança, algumas estações terão suas bilheterias fechadas entre 0h e 5h do domingo. São elas: São Francisco Xavier, Afonso Pena, Uruguaiana, Flamengo, na Linha 1; São Cristóvão, Maracanã, Triagem, Maria da Graça, Inhaúma, Engenho da Rainha, Thomaz Coelho, Irajá, Colégio, Coelho Neto, Acari/Fazenda Botafogo e Engenheiro Rubens Paiva, na Linha 2; e Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental, São Conrado e Jardim Oceânico, na Linha 4.

Como alternativa, todas as estações terão máquinas de autoatendimento em funcionamento para a compra dos cartões, com valor mínimo de recarga de R$ 5,00. A validade da carga dos cartões pré-pagos é de um ano. O cartão unitário também poderá ser usado (não há prazo de validade para os créditos).

Metrô Na Superfície

As linhas do Metrô Na Superfície Botafogo-Gávea e Antero de Quental-Gávea funcionarão normalmente: no sábado, entre 5h e meia-noite, e domingo, entre 7h e 23h. O itinerário das linhas de extensão e seus pontos intermediários poderão sofrer alterações de acordo com as condições de trânsito, sempre com a orientação da CET-Rio ou da Guarda Municipal.


Últimas de Rio De Janeiro