Cidades se unem para promover combate ao diabetes

Cidades do Estado do Rio preparam ações para marcar o Dia Mundial do Diabetes, em 14 de novembro

Por O Dia

Rio - Cidades do Estado do Rio preparam ações para marcar o Dia Mundial do Diabetes, que acontece em 14 de novembro. Empenhadas em combater a doença, vão ser realizadas diversas campanhas para esclarecer e orientar a população. Também estão programadas palestras e atividades de conscientização para ensinar os cuidados necessários e as respectivas medidas de prevenção. Vão ser realizados ainda testes de glicemia.

Entre as atividades programadas%2C palestras de esclarecimento com profissionais%2C testes de glicemia e dicas e orientações sobre a doença Divulgação

Em Itatiaia, as ações de prevenção já começam hoje mesmo. Às 9h, haverá bate-papo na Unidade de Estratégia de Saúde da Família da Vila Magnólia. Amanhã, dia 10, a partir das 8h, profissionais da Secretaria de Saúde vão estar no Centro para realizar testes de glicemia, aferição de pressão arterial e dar orientações sobre prevenção e controle da doença.

No dia 13, a partir das 9 h, no Centro de Convivência do Idoso (CCI), na Vila Paraíso, estão programadas as palestras 'Prevenção e os Cuidados com o Diabetes' e 'Alimentação Saudável'. "A população vai ter a oportunidade de se informar sobre a doença e, assim, cuidar melhor da saúde", adverte a coordenadora do Programa de Diabetes e Hipertensão, Gina Amorin.

Já em São Gonçalo, a Secretaria de Saúde vai realizar no próximo sábado, dia 11, a Blitz do Diabetes. Será na Praça Luiz Palmier, no Rodo, às 9h. Entre as atividades, esclarecimentos sobre a doença, aferição da pressão arterial, cálculo de índice de massa corporal, orientação com nutricionistas e a presença do 'odontomóvel', que vai dar orientações sobre saúde bucal.

Em Campos dos Goytacazes, a Secretaria de Saúde vai realizar o XXI Encontro de Diabetes em Campos Educando para Prevenir Complicações, com várias ações de prevenção. No dia 10, a campanha vai ser na Faculdade de Medicina de Campos (FMC), com início às 8h30, quando haverá medição de glicose. Entre 16h e 20h, estão previstas as palestras 'Diabetes Mellitus' e 'Diabetes e os Pés'.

No dia 11 será realizada campanha de detecção da doença no Calçadão do Centro. Já no dia, em frente ao Shopping Vip Center, aferição de pressão arterial, glicose e verificação de peso. "A detecção precoce faz com que as complicações circulatórias e neurológicas, que podem levar à cegueira e problemas de rins, sejam evitadas", comenta o endocrinologista e diabetólogo Luiz Elpídio Manhães.

Dia D para mulheres de Petrópolis

Petrópolis vai realizar no sábado, 11 de novembro, o Dia D de Coleta de Preventivo. A ação acontecerá em seis Unidades Básicas de Saúde (UBS), 24 Postos de Saúde da Família, além do Instituto da Mulher (antigo Centro de Saúde), do Hospital Alcides Carneiro e do Ambulatório Escola de 8h30 às 16h. O câncer do colo do útero é a terceira causa de morte de mulheres no Brasil.

O exame preventivo popularmente conhecido como Papanicolau é o principal maneira para diagnosticar irregularidades no colo uterino. Ele também tem sido utilizado como a principal estratégia para se obter um diagnóstico precoce de lesões cancerígenas no colo do útero, antes mesmo que o quadro venha a evoluir.

O exame preventivo precisa ser feito anualmente pelas mulheres tão logo elas iniciem vida sexual. Além da detecção do câncer de colo de útero, ainda que seja na fase pré-clínica, quando não há sintomas, o exame auxilia no diagnóstico de outras doenças. Caso o resultado venha a assinalar qualquer irregularidade, o preventivo deve passar a ser feito a cada seis meses.

Últimas de Rio De Janeiro