Setor imobiliário corre atrás de soluções para a crise

Congressos, seminários e cursos estão na agenda de profissionais do segmento

Por Cristiane Campos

Empreendimento está pronto para morar no bairro planejado, Pontal Oceânico, no Recreio dos  Bandeirantes. Apartamentos contam com condições especiais. Bairro foi criado por cinco construtoras
Empreendimento está pronto para morar no bairro planejado, Pontal Oceânico, no Recreio dos Bandeirantes. Apartamentos contam com condições especiais. Bairro foi criado por cinco construtoras - Divulgação

Mesmo com a crise que estamos atravessando, o setor tem se mobilizado em várias frentes para promover congressos, seminários e curso de pós-graduação. A ideia é buscar soluções para driblar a crise e aperfeiçoar ainda mais os serviços prestados no mercado imobiliário. Amanhã, por exemplo, começa a 19ª edição do Congresso Brasileiro de Engenharia de Avaliações e Perícias (Cobreap), na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, com o tema 'Inovações científicas e tecnológicas'. O evento é voltado às áreas de engenharia, arquitetura e direito. Um dos debates será sobre as 'Perspectivas da economia brasileira e impactos no mercado imobiliário', abordando tópicos como o histórico de performance do segmento, indicadores de ciclo, índice IGMI-C (que mede a rentabilidade do segmento imobiliário comercial), além das tendências da economia e do setor imobiliário em curto e médio prazos.

Já no dia 31, o Instituto Justiça e Cidadania, em parceria com a Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj), a Associação dos Magistrados (Amaerj) e a OAB/RJ, vai promover a segunda etapa do seminário 'A Incorporação Imobiliária na Perspectiva do Poder Judiciário', no Auditório Antonio Carlos Amorim (Emerj), na Avenida Erasmo Braga 115/4º andar, no Centro. O evento é gratuito e terá coordenação científica do ministro Luis Felipe Salomão, do STJ, que vai participar da abertura.

O seminário será dividido em três painéis. O primeiro será 'A incorporação imobiliária no cenário atual'. No segundo, o assunto será 'Os Distratos. Análise dos Impactos Econômicos das Decisões Judiciais', com a participação do ministro Ricardo Villas Bôas Cueva (STJ) e de João Paulo de Matos, presidente da Calçada, entre outras personalidades. O terceiro e último painel vai discutir as 'Perspectivas jurisprudenciais da incorporação imobiliária', tendo como palestrantes o desembargador Werson Rego (TJRJ), o promotor de justiça Sidney Rosa Filho e o advogado Antonio Ricardo Correa, conselheiro da Associação de dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-RJ).

Comentários