Uma parceria entre Brasil e Portugal

Niterói e Nazaré se unem para promover o turismo das grandes ondas das praias de Itacoatiara e do Norte

Por O Dia

De um lado, Niterói, da paradisíaca da praia de Itacoatiara. De outro, Nazaré, a capital do surfe em Portugal. Em comum entre as duas, as grandes ondas. Não por acaso, as duas cidades acabam de firmar parceria para a troca de experiências e, assim, fomentar as respectivas indústrias turísticas locais. O objetivo é justamente chamar a atenção e atrair maior número de visitantes para os dois destinos.

O pontapé inicial da parceria entre as duas cidades, por sinal, acontece por meio da participação de um grupo de atletas de Niterói de bodyboard, que atualmente está na Praia do Norte, em Nazaré. São eles os responsáveis por promover a praia niteroiense em Portugal, atuando como embaixadores do turismo das grandes ondas de Itacoatiara. O grupo ficará por lá até o dia 12 de outubro, em função do Nazaré PRO 2017, uma das etapas do campeonato mundial.

De acordo com José Guilherme Azevedo, presidente da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur), a parceria entre as cidades brasileira e portuguesa vai servir para a troca de experiências e ainda promover avanços na política de fomento aos setores turísticos dos dois municípios. "Itacoatiara e a Praia do Norte oferecem condições parecidas de grandes ondas e a aproximação com a cidade de Nazaré tem tudo para atrair milhares de turistas para cá", avalia Azevedo.

O presidente da Associação de Bodyboard de Niterói, Pedro Kurdian, tem opinião semelhante à do presidente da Neltur. Para ele, o intercâmbio é a confirmação de uma vocação natural e que está pronta para ser bem aproveitada turisticamente pelas duas cidades. Não à toa, como lembra Kurdian, Niterói sedia há cinco anos o Itacoatiara PRO.

"Essa iniciativa irá acrescentar não só para os praticantes do esporte, mas também contribuirá para ligar ambas as cidades no que elas têm de melhor, que é o fato de as melhores e maiores ondas estarem aqui, na Praia de Itacoatiara, e lá, na Praia do Norte, dando uma visibilidade turística à Niterói", avalia Pedro Kurdian.

Galeria de Fotos

Acima, a paradisíaca Itacoatiara, que tem ondas perfeitas. Ao lado, representantes da Prefeitura de Niterói e do universo do surfe FOTOS divulgação
niterói e nazaré divulgação

Comentários