Sucesso na carreira: Motivação da equipe é fundamental

Os grandes líderes sabem que o sucesso de sua carreira e o da empresa dependem dos resultados da sua equipe

Por O Dia

Rio - Os grandes líderes sabem que o sucesso de sua carreira e o da empresa dependem dos resultados da sua equipe. Eles eliminam tudo que diminui a desmotivação, criam um ambiente de trabalho descontraído, estimulante e acreditam no talento de cada funcionário.

Eles têm paixão pelo trabalho e são hábeis em incentivar o comprometimento e influenciar pessoas. Conseguem extrair as melhores qualidades de cada um e geram resultados excepcionais para a empresa, o que impulsiona sua carreira.

Além disso, a confiança é um fator fundamental. É por meio dela que se cria ambientes de trabalho agradáveis e equipes unidas. Criar esse laço tem grande influência dos chefes. Mas como inspirar confiança? Veja abaixo as orientações.

Por Janaina Ferreira

PERGUNTA E RESPOSTA

“Há três anos coordeno uma equipe com cinco pessoas e sinto que elas estão desanimadas. Não sei o que fazer para melhorar a motivação delas e estou preocupada. Como posso unir e estimular mais a minha equipe?”

Katia, Laranjeiras

Oi, Katia!

O tema da sua pergunta é campeão e, se sua empresa tiver uma área de Recursos Humanos que possa apoiá-la, sugiro que você converse com ela sobre como implantar cada um dos passos que oriento ao lado.

Mas vamos às reflexões! Pense nos chefes que mais influenciaram sua carreira. Antes de você realizar uma tarefa, o que eles faziam para você dar o melhor de si? E depois da tarefa pronta, eles reconheciam seu resultado? E você, dava o melhor de si apenas para receber o salário?

O que um líder deve fazer para que os funcionários deem o melhor de si? Inspirar credibilidade é a resposta que vem das pesquisas. E elas também mostram que as pessoas se desmotivam e buscam novos empregos principalmente pelos problemas de relacionamento com o chefe, e não por causa do salário pago.

Então, os principais passos para manter em alta o entusiasmo de sua equipe serão: construir e manter uma forte relação de confiança, transformando funcionários em parceiros (peça à área de Recursos Humanos para aplicar dinâmicas de grupo com esse objetivo); ensinar diariamente, encorajando a responsabilidade e a autoconfiança; dar autonomia para quem for desenvolvendo habilidades; criar uma política de reconhecimento; e finalmente dar apoio (e não bronca), quando a tarefa não ficar exatamente como era esperada. Essa atitude inibe o medo e reforça a relação de confiança entre vocês.

Ter entusiasmo, valorizar e mostrar interesse sincero pelas pessoas desenvolverá uma equipe eficaz e que confia em você. Experimente se aproximar mais dos funcionários. Após adotar esse comportamento, e com o tempo, você vai perceber que as pessoas terão mais respeito e admiração por você. Comece hoje e boa sorte!

Janaina Ferreira é professora do Ibmec-RJ. Amanhã, Sucesso nas Finanças

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