Catalães pedem separação da Espanha

Recessão profunda e cortes nos gastos públicos aumentaram o descontentamento dos catalães com o governo espanhol

Por O Dia

Barcelona - Milhares de catalães deram as mãos para formar uma corrente humana de 400 quilômetros ao redor da região, nesta quarta-feira, para pressionar o governo espanhol a autorizá-los a votar sobre a independência e a formação de seu próprio país.

"Queremos um referendo para ver se a maioria apoia a independência. O problema é que a Espanha não vai ouvir. Nossa única esperança... é que a Europa e o resto do mundo coloquem pressão no governo espanhol", disse Ester Sarramona, uma funcionária pública de 39 anos.

Catalães querem independência Reuters


Os catalães afirmam que a região é tratada de forma injusta a respeito de questões tributárias e culturais, como o idioma local, apesar de terem considerável autonomia governamental. Uma recessão profunda e cortes nos gastos públicos aumentaram o descontentamento dos catalães com o governo espanhol sediado em Madri. Região da Catalunha é industrial e representa 20 por cento da produção econômica espanhola.

Pesquisas mostraram que 50% dos catalães apoiam a independência da região. A campanha separatista, que possui 7,5 milhões de pessoas, também tornou-se uma dor de cabeça para o premiê espanhol, Mariano Rajoy, que ainda enfrenta um escândalo de corrupção e luta para tirar a Espanha da recessão.

Catalães protestam em Barcelona Reuters


Últimas de _legado_Mundo e Ciência