'Gata Emburrada' movimenta R$ 260 milhões para sua dona

A felina com feições contrariadas já tem bichos de pelúcia e protagoniza até um filme de natal

Por O Dia

Estados Unidos - Em setembro de 2012, a então garçonete de um restaurante de Morristown, no estado do Arizona, Tabatha Bundesen, decidiu colocar uma foto de sua gata, chamada Tardar Sauce, no site de compartilhamento de conteúdo Reddit. Tardar nasceu com uma deformidade congênita, que afetou os ossos de sua face e a deixa um semblante sempre emburrado. Dias depois, a imagem já havia se tornado um viral.

Não demorou muito para sua dona criar uma página oficial no Facebook para sua gata. Batizada de 'Grumpy Cat' (gata emburrada), a página tem mais de 7 milhões de seguidores em dois anos de existência. "Pude largar meu emprego numa questão de dias e desde então meu telefone não parou de tocar", contou Tabatha ao jornal britânico Daily Telegraph.

O perfil no Facebook 'Grumpy Cat' possui mais de 7 milhões de seguidoresReprodução Internet


Desde então, já foram lençados dois livros com a gatinha emburrada, um deles na lista de mais vendidos pelo New York Times. Sua imagem e seu nome também foram emprestados para uma marca de comida felina, com sabores como 'Tanto Faz' e 'Poderia Ser Pior' e sua foto estampada na embalagem do produto.

Há também animais de pelúcia e até um filme de natal protagonizado pela gata. Estima-se que a felina, que tem até empresário, já tenha movimentado cerca de R$ 260 milhões para sua dona, que acha que "nem de longe" sua gata possa valer tanto. "É surpreendente que Grumpy Cat possa dar tanta alegria para tanta gente. Ela é apenas uma gata", afirmou Tabatha Bundesen, em uma recente aparição em uma livrariama cidade de Phoenix, no estado do Arizona.

Últimas de _legado_Mundo e Ciência