Juiz e ex-ministro, Sergio Mattarella é eleito o novo presidente da Itália

Mattarella precisava de 505 votos, mas teve 665

Por O Dia

Roma - Sérgio Mattarela, juiz do Tribunal Constitucional e várias vezes ministro, de 73 anos, foi eleito ontem o novo presidente da Itália. O 12º presidente italiano tomará posse e fará discurso frente ao parlamento do país na próxima terça-feira, às 10h (7h de Brasília).

Mattarella precisava de 505 votos, maioria absoluta dos 1.009 eleitores, entre eles deputados, senadores, representantes de regiões e senadores vitalícios, na quarta rodada de votação. O novo presidente obteve 665 votos, tendo o apoio irrestrito dos parlamentares do Partido Democrata (PD), do primeiro-ministro Matteo Renzi, e dos aliados do governo, o Novo Centro-Direita (NCD), além do Ecologia e Liberdade.

O candidato do Movimento 5 Estrelas, liderado pelo comediante Beppe Grillo, ficou com 127 votos. Foram 105 votos em branco, todos dos membros do Forza Itália, partido do ex-ministro Silvio Berlusconi. O mandato é de sete anos. O presidente tem direito a dissolver o Parlamento e convocar eleições legislativas antecipadas.

Últimas de _legado_Mundo e Ciência