Milhares de refugiados voltam da Turquia para a Síria, dizem autoridades

Portão que fica entre as fronteiras dos dois países foi mantido fechado por quatro dias por razões de segurança

Por O Dia

Síria - Mais de 2 mil refugiados sírios que fugiram para a Turquia voltaram nesta segunda-feira a seu país, de acordo com fontes de segurança e testemunhas, depois da abertura de um portão poucos dias após militantes do Estado Islâmico serem expulsos da cidade fronteiriça de Tel Abyad por curdos sírios.

Em meio a forte segurança do lado turco, centenas de refugiados -- em maioria mulheres e crianças carregando bagagens e pertences -- cruzaram a fronteira da cidade turca de Akcakale para Tel Abyad.

Refugiados sírios na Turquia aguardam para voltar ao país pelo portão de AkcakaleReuters


Forças lideradas por sírios curdos capturaram Tel Abyad do Estado Islâmico na semana passada, levando os militantes para longe da fronteira em um avanço apoiado por ataques aéreos coordenados pelos Estados Unidos.

Fontes da segurança disseram à Reuters que o portão que fica entre as fronteiras dos dois países foi mantido fechado por quatro dias por razões de segurança.

Mais de 23 mil refugiados fugindo do conflito no norte da Síria ingressaram na Turquia neste mês, de acordo com autoridades turcas citadas pela agência de refugiados da ONU.

Últimas de _legado_Mundo e Ciência