Perimetral: Fugir do trânsito da Avenida Brasil por Benfica não é boa opção

O DIA faz balanço das rotas alternativas divulgadas pela Prefeitura para fugir do trânsito na Zona Portuária. Confira

Por O Dia

Rio - Após o fechamento do Elevado da Perimetral, no último sábado, já nessa segunda e terça-feira, cariocas enfrentaram dificuldades para acessar o Centro da cidade. Uma das rotas alternativas divulgadas pela Prefeitura para fugir do trânsito, passando por Benfica, não se mostrou muito eficaz.

Como opção ao motorista que vinha pela Avenida Brasil, a Prefeitura deu acessar o bairro de Benfica, pela Rua Célio Nascimento e seguir pelas ruas Couto de Magalhães e Senador Bernardo Monteiro, conhecida como rua dos Lustres, para chegar à Rua Visconde de Niterói, seguir pelo Viaduto Agenor de Oliveira, o Viaduto da Mangueira, e acessar o Centro pela Radial Oeste e Praça da Bandeira. No entanto, tal trajeto apresentou retenção durante as manhãs de segunda e desta terça-feira.

Um dos motivos para a rota alternativa divulgada pela Prefeitura não ser uma boa opção é o fato das vias já apresentarem, normalmente, grande fluxo de veículos. Saindo da Zona Norte, outras ruas apresentaram engarrafamento, como a Visconde de Niterói, que margeia a Mangueira, e a São Francisco Xavier, nas proximidades da Uerj.

Reflexo na Grajaú-Jacarepaguá

O aumento do fluxo de veículos trafegando pela Radial Oeste e pelas ruas São Francisco Xavier provocou reflexos ao trânsito de diversos bairros, como Vila Isabel, onde o trânsito ficou lento ao longo das ruas Teodoro da Silva e Professor Manoel de Abreu, e o Grajaú, onde motoristas enfrentaram retenções na Rua Barão de Bom Retiro e na descida da Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá.

O nó no trânsito também influenciou o ir e vir do tijucano. A Rua Hadock Lobo também teve lentidão ao tráfego. Do Engenho Novo para o Centro, motoristas encontraram dificuldades ao longo da Avenida Marechal Rondon.

Chegada à Zona Portuária é difícil

A chegada à Zona Portuária não tem sido nem um pouco fácil. Motoristas encontram, desde ontem, lentidão na Via Binário do Porto, a partir da Cidade do Samba, no sentido Centro, enquanto a Avenida Rodrigues Alves tem congestionamento em toda a extensão

O fluxo de veículos na Avenida Francisco Bicalho alterna de intenso a lento em direção à Avenida Presidente Vargas. Na Avenida Brasil, por volta das 7h, as retenções, em direção ao Centro, já começavam a partir da Penha. Na Linha Vermelha, o trânsito ficou lento a partir da Infraero.

Embora a Ponte Rio - Niterói registrasse trânsito lento desde os acessos, em Niterói, até a Ilha do Mocanguê e retenção nas saídas para o Viaduto do Gasômetro e Rodoviária Novo Rio, a concessionária responsável pela via, a CCR Ponte, informava em seu site que o tempo de travessia alternava entre 13 a 22 minutos, no sentido Rio de Janeiro.

Trânsito com retenção no acesso à Ponte Rio-NiteróiSeguidor %40djleomachado

A Autopista Fluminense, responsável pela BR-101, no trecho da Avenida do Contorno, que liga São Gonçalo à Niterói, informou às 7h45 que haviam cinco quilômetros de congestionamento no trecho , devido ao fluxo de veículos na chegada à Niterói.

Boas opções

Todavia, outras trajetos alternativos têm tido boas condições de tráfego, como o caminho da Avenida Brasil para a Zona Sul, seguindo por São Cristóvão, onde o motorista acessa a Rua Bela, passa pelo Campo de São Cristóvão, Viaduto Professor Rufino de Almeida Pizarro, Elevado Engenheiro Freyssinet, o Elevado Paulo de Frontin, e segue pelo Túnel Rebouças para chegar à Lagoa.

Outra boa opção de caminho é o trajeto paralelo à Via Binário, divulgado pela Prefeitura, que orienta o motorista a seguir do Viaduto do Gasômetro a Avenida Venezuela pelas ruas Cordeiro da Graça, Santo Cristo, da Gamboa, Pedro Ernesto e Av. Venezuela.

Falta de orientação

Seguidores de O DIA 24 Horas (@odia24horas) reclamaram do impacto no trânsito causado pela interdição do Elevado da Perimetral. Pastor Claybom (@pastorclaybom) comentou sobre os reflexos em Niterói: "1h10m para atravessar os 4 km da Alameda. Parabéns pra quem organiza essa bagaça!!".

Seguidores reclamam que orientadores não orientamSeguidor %40bruanjinh

Fábio Beça (@becafabio) disse que o "trânsito está muito lento e confuso. Os agentes de trânsito não estão posicionados corretamente e estão 'perdidos' na hora conduzir o transito".

O seguidor não é o primeiro a reclamar dos operadores de tráfego da concessionária Porto Novo, responsável pela Zona Portuária. Nesta segunda-feira, Thiago Nascimento (@thiagodnp) disse que os "orientadores estão perdidos na Zona Portuária".

Últimas de _legado_O Dia 24 Horas