Informe: Detran mira na corrupção

Ideia é identificar esquemas fraudulentos nos locais de atendimento, bem como tentativas de suborno durante vistorias de carros, tanto por parte de funcionários quanto de usuários

Por O Dia

Rio - O Detran lançará no dia 21 um programa que pretende atacar o que é considerado hoje o maior problema da autarquia estadual: a corrupção. A ideia é identificar esquemas fraudulentos nos locais de atendimento, bem como tentativas de suborno durante vistorias de carros, tanto por parte de funcionários quanto de usuários.

O ‘Detran Conduta’ contará com o apoio do Ministério Público do Rio e das polícias Civil e Militar. A equipe de fiscalização será composta por 57 integrantes: quatro agentes da Polícia Civil (sendo um delegado), 17 policiais militares e 36 servidores da própria autarquia. “Também teremos uma central de monitoramento que vai receber imagens de câmeras instaladas em todos os 52 postos. Essa aparelhagem vai operar no oitavo andar da nossa sede, no Centro”, afirma Vinicius Farah, presidente da autarquia.

Segue
A Coluna torce para que a medida ajude a reduzir o número de falcatruas como a revelada ontem em Magé, que levou três pessoas à prisão após denúncia da Corregedoria do Detran. Com a implementação do programa, Corregedoria e Ouvidoria passarão a atuar no mesmo espaço físico.

Temer de fora
Em discurso no Palácio Guanabara ontem, o ministro das Cidades, Bruno Araújo (PSDB-PE), exaltou o “presidente em exercício Rodrigo Maia (DEM-RJ)” e o governador Pezão (PMDB). Citou nominalmente deputados federais presentes. Nenhuma menção a Temer, hoje na China.

IPTU
Crivella pediu quarta à secretária de Assistência Social, Teresa Bergher (PSDB), que volte à Câmara e vote pelo reajuste do IPTU. Teresa solicitou conversa ‘tête-à-tête’, mas sinalizou que não votará pelo aumento. Por conta da incompatibilidade de agenda (o prefeito tem ido a Brasília), o encontro ainda não ocorreu.

Isso é jeito?
O vereador Otoni de Paula (PSC) usou o Facebook para atacar Anitta. O parlamentar da bancada evangélica postou foto da cantora em pose sensual e escreveu: “Cantora ou garota de programa?”

Promessa presidencial
Em discursos na Alerj, Milton Rangel (DEM) tem pleiteado a permanência da Cenadi (Central Nacional de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos) no Rio — o Ministério da Saúde pretende levá-lo para São Paulo. Ontem, ouviu de Maia a promessa de que a Cenadi ficará aqui.

Questão carioca
Saúde pública é o tema do debate ‘Nenhum direito a menos, nenhum serviço a menos’ hoje, às 10h, na Câmara Municipal.

Últimas de Rio De Janeiro