Cavaleiros de verdade

Cerca de 25 mil pessoas praticam hipismo no país. Modalidade tem adeptos por aqui

Por O Dia

Andar a cavalo pode ser muito mais que um passeio à moda antiga. Salto, adestramento do animal e percurso com obstáculo são modalidades olímpicas e estarão valendo medalha Na Rio 2016, em agosto. Segundo a Federação Equestre do Rio, cerca de 25 mil pessoas praticam o hipismo no Brasil. São cerca de 600 cavaleiros no estado e 25 escolas da modalidade, das quais duas estão em Niterói.

Jessica Hamilton é aluna do Centro Hípico de Niterói%2C em Pendotiba. Por falta de incentivo%2C muitos cavaleiros desistem de seguir carreira no esporteDivulgação


O professor Fabrício Marques já foi campeão estadual de hipismo e é quem comanda o Centro Hípico de Niterói, em Pendotiba. Atualmente ele tem cerca de 30 alunos, e diz que o esporte tem se tornado cada vez mais popular. “Quem começa a praticar o hipismo muitas vezes tem sonho de seguir carreira, mas a gente sabe o quanto é difícil, não tem incentivo algum”, lamenta Fabrício.

E os resultados do hipismo vão além das competições. Por ser um esporte que depende não só do atleta, mas também de um animal, exige ainda mais disciplina de quem o pratica, é preciso ter uma boa relação com o cavalo. Fabrício explica que saber respeitar os limites do animal é essencial para ser um bom cavaleiro. “Como instrutor, eu não transmito apenas as técnicas para a boa condução do cavalo, eu ensino ao aluno como se comunicar e compreender melhor os animais, já que cada um deles possui personalidade própria e suas peculiaridades”, conta.

Um nome da cidade que vem se destacando no hipismo é Victor Luminatti. O cavaleiro vem colecionando títulos no Brasil e agora está na Alemanha treinando com o cavaleiro número dois do mundo Christian Ahlmann e participando de concursos pela Europa. Ele já disputa na categoria profissional e sonha em representar o Brasil em Jogos futuros.

Na Olimpíada, os admiradores do esporte poderão ver de perto grandes cavaleiros como o brasileiro Rodrigo Pessoa e o alemão Ludger Beerbaum.

Quem quiser conhecer o Centro Hípico de Niterói, fica na Estrada Caetano Monteiro 906, Pendotiba. O telefone para contato é 98154 9097.

Últimas de Rio De Janeiro