A força da união

Vinícolas se uniram para promover o Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha. Elas lançam esta semana o novo rótulo, Vinhateiros do Vale.

Por O Dia

As vinícolas Aurora, Casa Valduga, Cavas do Vale, Dom Cândido, Don Laurindo, Larentis, Miolo e Torcello se uniram para promover o Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha. Elas lançam esta semana o novo rótulo, Vinhateiros do Vale. “Com este conceito de vinho, criamos uma categoria que se une em prol do enoturismo para oferecer qualidade a preços competitivos, fortalecendo uma marca que é qualidade em vinhos finos e espumantes”, destaca Juarez Valduga, presidente da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale). Cada vinícola faz o seu próprio vinho. Em produções limitadas, este vinho tem alto poder competitivo, com padrão de qualidade avaliado por degustadores e preço ao consumidor final de R$ 24,90. As garrafas trazem não somente a uva em forma de vinho, com seus aromas e sabores, mas um rótulo que, além de expressar a cultura da região, traz o desenho do ícone representativo da vinícola produtora, informações sobre sua história, a assinatura do enólogo responsável e um selo que marca a cruzada dos imigrantes italianos, que colonizaram o Brasil no final do século XIX, e desbravaram as regiões altas do Rio Grande do Sul. A iniciativa também marca os 20 anos da Aprovale, celebrados em 2015, e o lançamento do documentário ‘Memórias do Vale dos Vinhedos’, que registra histórias passadas de geração em geração ou vividas na prática, no Vale dos Vinhedos.

Harmonia à mesa

O chef Romano Fontanive prepara jantar harmonizado, que será oferecido nos dias 3 e 4 de outubro, no Gabbiano Al Mare, em Ipanema. Entre os destaques, frutos do mar com legumes ao vapor, servido com Prosecco di Valdobbiadene; Tagliatelle à carbonara de frutos do mar e aromas de trufas brancas, acompanhado do vinho Cefiro reserva Sauvignon blanc 2010; e Namorado in tempura al mare e minestrone frio harmonizado com o vinho Cefiro Reserva Carmenere 2012.

Degustação italiana

A Prima Bruschetteria, no Leblon, dos chefs Erik Nako e Cristiano Lanna, oferece degustações harmonizadas, a partir do dia 30. Entre os destaques, Involtini de salmão defumado harmonizado com Hórus Brut, Risoto de scamorza defumada, cebola roxa assada e crisps de presunto de parma servido com Chianti San Enrico, e ossobuco de porco ao molho de cogumelos porcini, purê de abóbora menina e grana padano, acompanhado do Langhe Nebbiolo DOC 2006.

Sommelier do ano

Escolhido o sommelier do ano no Rio Wine and Food Festival, Thiago dos Anjos acaba de reformular a carta de vinhos do restaurante Prado, na Gávea. As mais recentes aquisições chegam da Europa: Chateau Maison Blanche 2009 (França), Toucas Alvarinho DOC 2012 (Portugal) e o Tellus Syrah IGT 2012 (Itália).

OUTROS COPOS

CERVEJA I

A cerveja dinamarquesa volta ao país com exclusividade pela Have a Nice Beer. São quatro dos nove rótulos da marca: Premium, Black Lager, Royal Export e Extra Strong. Além deles, a cervejaria também lança uma lata comemorativa da versão Premium, que homenageia o Brasil.

CERVEJA II

O Empório da Cerveja lança no Brasil duas novas variantes da belga Leffe: Royale e Vieille Cuvée. Com 7,5% de teor alcoólico, a primeira é do tipo Belgian Dark Strong Ale, com paladar complexo, toque de limão e grapefruit. Já a segunda tem um aroma frutado agradável e aromático, com notas de especiarias, cravo e coentro, com um traço levemente cítrico.

NOVA SAFRA 

Eles são chilenos, jovens e premiados internacionalmente. A nova safra dos azeites 1492 chega com a opção de três azeitonas: picual, com toques picantes e amargos, frantoio, de aroma intenso e frutado, e arbequina, com toques de ervas e nozes. Os azeites são produzidos na região do Maule e protegidos pelo Deserto do Atacama ao norte, Cordilheira dos Andes, ao leste, Pacífico, a oeste e Antártida, ao sul.

Últimas de _legado_Notícia