Dieta: 'Slow Bakery' incentiva a fabricação de pães caseiros

Técnica que conta com o uso de farinhas integrais é recomendada por nutricionistas

Por O Dia

Rio - O hábito é comum. A gente levanta da cama, põe a mesa do café da manhã e senta com a família. E o que não pode faltar? Aquele delicioso pãozinho. Se for francês e estiver quentinho, melhor ainda, correto? Nem tanto.

“O pão francês é rico em farinha refinada e quanto mais refinada ela é, menos fibra tem. Já os pratos feitos com farinha integral são ricos nesse nutriente. Isso é importante porque ajuda na digestão e faz com que ela seja mais lenta, o que garante mais saciedade ao nosso organismo. Devemos evitar alimentos que fornecem calorias vazias, que são aqueles altamente calóricos e pobres ou sem nenhum nutriente”, explica a nutricionista e personal diet Luiza Slama, autora das receitas abaixo.

Andrea Santa Rosa com o marido%2C o ator Marcio Garcia%2C e os filhos Pedro e Nina%3A pão artesanal para a famíliaDivulgação


Foi pensando nisso que Andrea Santa Rosa, membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional, virou adepta do ‘Slow Bakery’. Essa técnica incentiva a fabricação de pães caseiros voltada para processos artesanais saudáveis. Além disso, a profissional também aconselha o consumo de produtos puramente integrais. “Hoje já existem algumas marcas que possuem pães com 100% de farinha integral. Eles são os ideais para o consumo diário”, diz Andrea.

Para fazer um delicioso pão caseiro, a ideia é apostar em ingredientes como farinha integral e frutas oleaginosas. “Farelo de aveia, trigo de origem integral, castanha, nozes, damasco e iogurte light são boas opções”, avalia o nutricionista Felipe Monnerat, da De Franco Centro de Estética. Ele ainda acrescenta: “Para os fãs do pão francês, tirar o miolo e comê-lo com um outro alimento de gordura magra, como ricota ou queijo branco, ajuda a aumentar a saciedade”. 


RECEITAS


- Pão com farinha da banana verde com chia

Ingredientes

2 xíc. de chá de farinha de banana verde
2 xíc. de chá de água morna
2 ovos
1/2 xíc. de chá de óleo
3 colher (sopa) de açúcar mascavo
1 colher (café) de sal
2 colheres de sopa de semente de chia
30g de fermento biológico fresco

Preparo

Em uma tigela, coloque a farinha de banana verde, o açúcar mascavo, o sal, a chia e misture. Bata no liquidificador a água morna, os ovos, o óleo e fermento biológico. Coloque a mistura líquida na tigela com os ingredientes secos e misture tudo muito bem. Unte uma forma de pão e polvilhe com farinha de banana verde e cubra com um pano. Deixe descansar por 1 hora (até a massa dobrar de volume). Asse durante 20/30 minutos em forno pré-aquecido a 180/200°C.


- Pão de batata doce com chia

Ingredientes

1 xíc. e ½ de batata doce cozida
1 xíc. de chá de polvilho doce
1 xíc. de chá de polvilho azedo
½ xíc. de chá de água
¼ de xíc. de chá de azeite/óleo de coco
1 colher de sopa de semente de chia
½ colher de sopa de sal
ervas secas a gosto (alecrim, orégano)

Preparo

Cozinhe a batata doce e amasse-a, ainda quente, com um garfo. Misture todos os ingredientes. Faça pequenas bolinhas e coloque em uma forma. Leve ao forno pré-aquecido a 180/200°C durante 20/30 minutos (até dourar a massa).



Últimas de Diversão