Briga pelo segundo lugar segue indefinida

Pedro Paulo e Marcelo Freixo continuam empatados, seguidos por Flávio Bolsonaro

Por O Dia

Rio - A briga para saber quem enfrentará Marcelo Crivella (PRB) no segundo turno das eleições para prefeito do Rio será voto a voto. Ontem, o Instituto Brasileiro de Pesquisa Social (IBPS) e o Instituto Gerp divulgaram suas pesquisas de intenção de voto com algumas divergências e uma certeza: o resultado do primeiro turno continua imprevisível.

Segundo o IBPS, a disputa para definir quem será o oponente de Crivella deve ficar entre Pedro Paulo (PMDB) e Marcelo Freixo (Psol), que estão tecnicamente empatados em segundo lugar, com pequena vantagem para o peemedebista (11% a 10%). Em quarto lugar aparece Flávio Bolsonaro (PSC), com apenas 6%, seguidos por Indio da Costa (PSD), Jandira Feghali (PC do B) e Carlos Osório (PSDB), todos com 5% (ver gráfico ao lado).

Pedro Paulo e Marcelo Freixo continuam empatados%2C seguidos por Flávio BolsonaroArte O Dia

O Instituto Gerp, por sua vez, mostra vantagem para Marcelo Freixo em relação a Pedro Paulo (11% a 9%), mas Flávio Bolsonaro também estaria na briga pela vaga, com 8% das intenções de voto e tecnicamente empatado com outros dois. Indio da Costa e Jandira aparecem, com 4% e Osório com 3%.

As simulações para o segundo turno mostram diferenças ainda maiores nos levantamentos feitos pelos dois institutos. Segundo o IBPS, a distância entre Crivella e os adversários caiu bastante. Na simulação com Pedro Paulo, a queda é de 15 pontos percentuais.

Pedro Paulo e Marcelo Freixo continuam empatados%2C seguidos por Flávio BolsonaroArte O Dia

Se o segundo turno fosse hoje, Crivella teria 45% contra 27% de Pedro Paulo. Se a disputa fosse contra Freixo, a o candidato do Psol alcançaria 32%, contra 44% do senador do PRB. Para o Gerp, Freixo e Pedro Paulo teriam 17% e 14%, respectivamente, no segundo turno.

O IBPS entrevistou 1.114 pessoas e o Gerp, 1.000 eleitores nos dias 28 e 29 de setembro. A margem de erros dos institutos é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa do IBPS foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 04461/2016 e a do Gerp no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) com o número 07858/2016.

Hoje estão previstas a divulgação de mais duas pesquisas: Datafolha e Ibope, que devem incluir os eleitores entrevistados após o debate realizado pela Rede Globo.

Últimas de Rio De Janeiro