Por monica.lima

Entre os rótulos se destacam o Adega Pegões o Vinho Verde Via LatinaDivulgação

Eles começaram a invadir o mundo pela Inglaterra, quando deixaram a região do Douro rumo ao Porto, em Portugal, e embarcaram para as ilhas britânicas. Para aguentar a viagem, eram fortificados com aguardente vínica, que interrompia a fermentação e conservava a bebida. Durante a rota, a aguardente se misturava ao vinho, transformando o líquido em um vinho doce, com teor alcoólico entre 17% e 20%. Logo caiu no gosto dos ingleses e foi batizado de Vinho do Porto, transformando Portugal em um grande exportador.

Hoje, os vinhos portugueses vão muito além do tradicional Porto e, para promovê-los, a Fenadegas — Adegas Cooperativas de Portugal reuniu produtos de 27 adegas, que juntas totalizam 20% da produção daquele país. Grande parte à venda no Hortifruti. Entre os rótulos se destacam o Adega Pegões Colheita Seleccionada 2010 Tinto, elaborado com cabernet sauvignon (25%), touriga nacional (25%), trincadeira (25%) e syrah (25 %). Ele ganhou medalha de ouro no V Concurso de Vinhos da Península de Setúbal 2010, tem aromas de frutas vermelhas bem maduras e apresenta taninos macios. Outro é o Vinho Verde Via Latina, com estilo jovem, frutado, floral e cítrico, produzido com as castas loureiro, trajadura e pedernã. Mas o grande destaque fica para o Moscatel Douro 10 anos, que foi eleito um dos três melhores moscatéis do mundo, feito 100% com a uva moscatel galego. Envelhecido dez anos em barrica, ele tem notas de mel e laranja e harmoniza muito bem com amêndoas e passas. São sabores e aromas distintos para agradar aos amantes de um bom vinho.

OUTROS COPOS

Novos na carta

O restaurante Prado traz novas opções de vinhos na sua carta. Os rótulos selecionados pelo sommelier Thiago Roberto são ideais para harmonizar com as receitas da casa. Entre os tintos, destaque para o Catena Malbec 2011 e o Pedriel Del Centenario 2007, ideais com pratos como o espeto de Fran Rack, um cordeiro temperado com ervas e sal grosso.

Lançamento

A cervejaria Sankt Gallen acaba de lançar a Therezópolis Elfenbein e a Therezópolis Jade. A primeira é de trigo, com baixo amargor e final cítrico, cor dourada, espuma persistente e aroma de banana e especiarias. A segunda é uma Indian Pale Ale, com aroma cítrico, frutado e gosto mais amargo.

Delícias portuguesas

O Zuka Barra promove hoje jantar harmonizado com rótulos portugueses. O chef Marcelo Ribeiro criou o menu que harmoniza com a seleção do sommelier Paulo Nicolay. Pratos como Terrine de Bacalhau com legumes Brunoise, acompanhado do vinho de Filipa Pato, Nossa Calcario 2012. E o Porquinho Recheado com Arroz de Braga servido com o Duorum Colheita 2011.

Cem vinícolas em uma só garrafa

As 100 melhores vinícolas do Chile foram reunidas no vinho 100 Barricas, importado pela Top Winemakers. Das butiques às maiores e mais conhecidas, pertencentes a 12 vales do Chile, cada uma contribuiu com 1% da criação deste vinho, com uma barrica de cabernet sauvignon. O resultado, um vinho com notas de especiarias, flores, tabaco e frutas vermelhas, envelhecido por 14 meses em barrica de carvalho francês.

Para brindar na Copa

No clima da Copa do Mundo, a Chandon coloca no mercado a linha Colors Collection 2014. São duas taças colecionáveis, nas cores verde e amarela, e uma garrafa de 750ml do Chandon Réserve Brut. Produzido com as uvas chardonnay, pinot noir e riesling itálico, ele tem notas de frutas cítricas, maçã verde e frutas secas.

Concurso nacional

O restaurante Aprazível, em Santa Teresa, vai fazer seu primeiro concurso nacional de cerveja.
Os interessados devem se inscrever e enviar sua receita pelo site www.cervejaaprazivel.com.br.
O concurso terá três categorias e o vencedor de cada uma levará para casa um prêmio de R$ 12 mil.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia