Arquiteto projeta condomínio sustentável inspirado em 'O Senhor dos Anéis'

Britânico explica que moradores de comunidade poderão viver em sintonia com a natureza

Por O Dia

Rio - O arquiteto britânico Simon Dale está trabalhando no projeto de uma comunidade sustentável, inspirada na vila dos Hobbits, do filme ‘O Senhor dos Anéis’. No paraíso da vida real, explica ele, os moradores viverão em perfeita sintonia com a natureza, assim como os simpáticos personagens de pés peludos do cinema. O empreendimento será composto por 30 casas, que serão construídas em Muskoe, uma ilha coberta de florestas a 40 quilômetros do centro de Estocolmo, capital da Suécia.

“Os hobbits retratam pessoas que vivem uma vida pacífica, em harmonia com a natureza”, declarou Dale, de 35 anos, a agências de notícias durante visita a Estocolmo. A primeira casa de hobbits da ilha deve ficar pronta em meados de 2014, e a cidade completa, em alguns anos, afirma o arquiteto.

Fazenda na Nova Zelândia foi cenário de ‘O Senhor dos Anéis’%2C ganhou o apelido de Hobbiton e virou atração turísticaReuters

Materiais de construção naturais

Segundo ele, a cidade dos hobbits sueca vai empregar materiais naturais extraídos na região, como madeira, pedras, areia, argila e grama. As janelas, portas e paredes das casas terão formas suaves e arredondadas. O ambiente deverá ser arejado, com pé direito de até 3,5 metros. Mas os imóveis, planeja Dale, terão seu lado moderno. Um dos exemplos dados pelo arquiteto foi o de um fogão de indução, que ficará ao lado de um outro, à lenha. O aquecimento virá da energia solar e da queima de madeira. “É uma transição no estilo de vida e nos valores”, disse Dale. “Nós visamos a minimizar o consumo de recursos. Sustentabilidade não exige novos e sofisticados equipamentos, mas pode, ao contrário, ser alcançada vivendo de forma mais simples”, acrescenta ele.

Por enquanto, a fazenda Matamata, na Nova Zelândia, segue sendo a terra dos hobbits ‘original’. Cenas do filme foram rodadas no local, que depois virou atração turística e ganhou o apelido de Hobbiton.

Últimas de _legado_Notícia