Ícone do rádio e da televisão

Por LUIZ ALMEIDA

José Abelardo Barbosa de Medeiros nasceu em Surubim, interior de Pernambuco, no dia 30 de setembro de 1917. Aos 10 anos, a família se transferiu para Campina Grande, Paraíba. Aos 17, ele foi estudar em Recife, entrando para a Faculdade de Medicina em 1936, sem chegar a terminar o curso. Decidido a trabalhar no rádio, em 1940 se muda para Rio, iniciando carreira como locutor da Rádio Tupi.

Em 1943, lança o programa de marchinhas de carnaval Rei Momo na Chacrinha, na Rádio Clube Niterói. Com o sucesso, ficou conhecido como Abelardo 'Chacrinha' Barbosa. Não demorou muito e definitivamente assumiu o apelido.

A estreia na televisão foi com o programa 'Rancho Alegre', da TV Tupi, em 1956. No ano seguinte, a 'Discoteca do Chacrinha', também na TV Tupi. A 'Discoteca do Chacrinha', aliás, passou pelas emissoras Excelsior, Rio, Globo e Bandeirantes.

Em 1982, o apresentador volta à TV Globo, onde lança o 'Cassino do Chacrinha'. O programa ficou no ar até a morte do Velho Guerreiro, no dia 30 de junho, aos 70 anos, de câncer no pulmão.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários