Ícone do rádio e da televisão

Por LUIZ ALMEIDA

José Abelardo Barbosa de Medeiros nasceu em Surubim, interior de Pernambuco, no dia 30 de setembro de 1917. Aos 10 anos, a família se transferiu para Campina Grande, Paraíba. Aos 17, ele foi estudar em Recife, entrando para a Faculdade de Medicina em 1936, sem chegar a terminar o curso. Decidido a trabalhar no rádio, em 1940 se muda para Rio, iniciando carreira como locutor da Rádio Tupi.

Em 1943, lança o programa de marchinhas de carnaval Rei Momo na Chacrinha, na Rádio Clube Niterói. Com o sucesso, ficou conhecido como Abelardo 'Chacrinha' Barbosa. Não demorou muito e definitivamente assumiu o apelido.

A estreia na televisão foi com o programa 'Rancho Alegre', da TV Tupi, em 1956. No ano seguinte, a 'Discoteca do Chacrinha', também na TV Tupi. A 'Discoteca do Chacrinha', aliás, passou pelas emissoras Excelsior, Rio, Globo e Bandeirantes.

Em 1982, o apresentador volta à TV Globo, onde lança o 'Cassino do Chacrinha'. O programa ficou no ar até a morte do Velho Guerreiro, no dia 30 de junho, aos 70 anos, de câncer no pulmão.

Comentários