Associação de juízes federais sai em defesa de Teori Zavascki

Em nota, entidade defende independência do ministro

Por O Dia

Brasília - Os colegas do juiz federal Sérgio Moro saíram em defesa nesta quinta-feira do ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF). Em nota pública, a Associação dos Juízes Federais destaca que ‘da mesma forma que defende a independência de Moro também se posiciona pela defesa da independência do ministro Teori Zavascki’.

A entidade repudiou as ‘ameaças e intimidações’ que o ministro vem sofrendo desde que ele tirou das mãos do juiz da Lava Jato a investigação sobre o ex-presidente Lula.

Juízes condenam críticas a TeoriAgência Brasil

“Uma Justiça sem temor é direito de todo cidadão brasileiro e a essência do Estado Democrático de Direito”, assinala a nota, subscrita pelo juiz federal Antônio César Bochenek, presidente da Associação dos Juízes Federais.

Na terça-feira, Teori determinou a Sérgio Moro que remetesse a ele os autos da investigação que cita Lula – alvo da Operação Aletheia, desdobramento da Lava Jato. Essa investigação mira o sítio Santa Bárbara, localizado no município de Atibaia (SP), que seria do ex-presidente, o que é negado veementemente por sua defesa. Também estão sob investigação o Instituto Lula e a LILS Palestras e Eventos, de Lula.

Desde o início da Lava Jato, a entidade dos magistrados federais vem se empenhando na defesa da independência do juiz Moro, sempre que ele é hostilizado por investigados, políticos e defensores. Agora, a Associação sai em defesa da independência de Teori.

Últimas de Brasil