Esplanada: Capital conquistada pelo PT pode ser o destino de muitos 'sulistas'

Tião e Jorge Viana sofrem pressão de aliados e amigos petistas para nomeações em secretarias e cargos de até terceiro escalão

Por O Dia

Brasília - Única capital conquistada pelo Partido dos Trabalhadores na eleição municipal, Rio Branco (AC) pode ser o destino em 2017 de muitos ‘sulistas’.

Os irmãos Tião e Jorge Viana (governador e senador), que reelegeram o prefeito Marcus Alexandre, sofrem pressão de aliados e amigos petistas para nomeações em secretarias e cargos de até terceiro escalão. Desde que garantidos os quatro anos de trabalho.

Viva Kim!...

Entre as pérolas descobertas pela força-tarefa da CPI da Lei Rouanet está aprovação para uma peça de teatro com uma ode à Coreia do Norte.

Apesar dos pesares

O que se diz no Planalto e no MEC é que a manutenção do Enem para este fim de semana evitou um prejuízo de R$ 800 milhões à União.

Ê..iê..iê..

A direção do programa de rádio ‘Voz do Brasil’ excluiu a versão afro da introdução do noturno diário, criada na Era Lula da Silva.

Fio desemcapado

A Polícia Federal tem uma ótima oportunidade de investir os repetidos ‘erros de cálculos’ anuais da Eletrobras no repasse de valores para as distribuidoras. A conta agora é de quase R$ 2 bilhões, que deverão ser devolvidos aos consumidores do País, cobrados a mais na conta de luz. A ANEEL está com o pepino.

Crise nas montanhas

Eleito sem apoios políticos em Belo Horizonte, Alexandre Kalil se aproxima de Geraldo Alckmin, o governador de São Paulo e adversário no PSDB das pretensões eleitorais presidenciais do mineiro Aécio Neves. E Kalil não quer saber de Aécio.

Vem mais

A PF deflagrou só duas de outras operações que virão até o fim do ano contra quadrilhas que atuam no ENEM. Tem colaboração de investigadores locais em capitais.

Pente-fino

No relatório para aprovação do nome de Luiz Francisco Monteiro de Barros para a presidência da Dataprev, a Abin não encontrou nada contra ele na pesquisa judicial.

Ciumeira

Causou ciumeira na equipe da Lava Jato a ‘viralização’ das fotos da delegada federal Erika Marena com atores que vão protagonizar o filme sobre a operação. O ‘toque de recolher’ nas redes sociais é discrição.

Temers x Golpinhos

Uma turma da UnB, com milhares de estudantes, professores e servidores, criou um mercado paralelo com moeda própria para venda e troca de produtos e serviços em comunidades nas redes sociais. O grupo que defende o atual governo usa o ‘Temers’. O grupo oposto, também numeroso, utiliza a moeda ‘Golpinho’.

Assessor-artista

Poucos se lembram que, por um curto período em 2014 e 2015, o prefeito eleito de SP, João Dória Jr., foi um midiático assessor de imprensa da Seleção Brasileira na CBF. Coordenava pautas para o time e para suas aparições simultâneas, uma auto-promoção.

Ponto Final

A turma do coldre que não dorme garante que vem operação para pegar gente grande nas próximas horas ou dias.

Coluna de Leandro Mazzini