Biografia de Angela Merkel chega ao Brasil em junho

Livro terá capítulo especialmente escrito para a edição brasileira. A obra traz à tona detalhes intrigantes sobre a trajetória pessoal e profissional da líder alemã

Por O Dia

Biografia de Angela Merkel chega ao Brasil em junhoDivulgação

Rio - A trajetória política de Angela Merkel, a mulher mais poderosa do mundo segundo a Revista Forbes, ganha tons pessoais na biografia autorizada escrita pelo jornalista alemão Stefan Kornelius, lançada no Brasil pela nVersos Editora. O autor, que é editor do jornal "Süddeutsche Zeitung", é considerado um sagaz observador político do seu país e consegue analisar, com clareza, a origem da vocação política de Merkel, recordando raízes familiares e também a importância de sua formação acadêmica.

“Angela Merkel – a chanceler e seu mundo” (288 páginas / R$ 39,90), chega às livrarias do país com um capítulo especialmente escrito pelo autor, a pedido da editora, para a versão em português. “Desde que esta biografia fosse lançada pela primeira vez, em janeiro de 2013, a dinâmica mudou. Politicamente, o país torna-se cada vez mais importante, e as expectativas crescem em tempo-recorde”, detalha o autor nesse novo texto.

Em apenas duas décadas, Merkel traçou um caminho notável para se tornar a estadista que atualmente exerce seu terceiro mandato consecutivo como chanceler da Alemanha. Ela surgiu no cenário político após o fim do comunismo formal no país. Com a reunificação da Alemanha, foi chamada pelo chanceler Helmut Köhl para chefiar o Ministério das Mulheres e da Juventude. De “moça do Köhl”, como ficou conhecida, foi alçada a Secretaria Geral do Partido Democrata Cristão, à presidência do partido, à titular do Ministério do Meio Ambiente e à chancelaria federal.

“O espírito pragmático e aproximativo de Merkel obedece a uma estrita determinação de fazer as coisas de maneira certa desde o início, passo a passo, metódica e calmamente. Tendo preservado seu espírito prussiano e sua ética de trabalho, a chanceler não se deixou levar pelas pompas e circunstâncias do seu cargo”, avalia Luiz Felipe de Seixas Corrêa, Embaixador do Brasil na Alemanha entre 2005 e 2008, que assina o prefácio da edição em português.

O diplomata avalia, ainda, a relevância para o público brasileiro que se interessa em conhecer a realidade do país que é uma ilha de estabilidade política e econômica em meio a uma Europa fragilizada por diversas crises. “Por sua atualidade e qualidade, a leitura permitirá ao público brasileiro conhecer, com riqueza de detalhes, a trajetória, o comportamento e a liderança de Angela Merkel no cenário político alemão da União Europeia e no encaminhamento das principais questões internacionais de interesse global. 


Últimas de Diversão