Praça Tiradentes é ocupada pela arte

Evento reúne gastronomia, DJ e oficinas e O DIA dá descontos

Por O Dia

Rio - Em 2015, eles eram 12 e hoje já passam dos 40. Foi assim que a Praça Tiradentes, no Centro do Rio, começou a ser invadida por expositores, e no próximo sábado, a partir das 14h, eles celebram um ano da Ocupação Tiradentes Cultural. Além de espetáculos, oficinas e DJ, o público também pode aproveitar a feira gastronômica que traz iguarias por até R$ 22, e leitor do O DIA tem desconto (leia o box de promoção).

Evento na Praça Tiradentes reúne gastronomia%2C DJ e oficinas Divulgação

“A gente traz música, teatro e muito mais para a Praça também para plantar essa semente no público infantil. Para que daqui há 20, 30 anos, essas pessoas tenham carinho pelo Centro’, explica Paula Camargo, representante da Rede Tiradentes Cultural e gerente do Centro Carioca de Design (IRPH).

A ideia surgiu em 2014, quando os representantes culturais da região se reuniram para discutir como oferecer aos cariocas um circuito artístico. “Sentimos que cada espaço tem seu público, e muitas vezes ele vem para aquele lugar específico sem saber o que tem de programação em volta. A ideia era trocar e formar uma rede”, afirma Paula.

Entre as atrações dessa edição de aniversário, está a oficina de frevo comandada por Anette Alencar, que promete fazer todo mundo desenferrujar os joelhos. “Vamos levar a energia e os passos do frevo para os cariocas, desmistificando a ideia de que o frevo é uma dança impossível de aprender”, garante Anette. 

Outro destaque é a programação voltada para as crianças, com contação de histórias, oficina de máscaras e troca-troca de livros. “Na primeira edição tivemos uma oficina de instrumentos de bambu realizada por um argentino. Sempre procuramos ter oficinas criativas”, conta Paula.

Com o público cada vez maior, a Ocupação tem expectativa de 2 mil pessoas para esse sábado. “Para organizar toda essa gente, contamos com o apoio da Seop, Polícia Militar, Comlurb e outros órgãos”, enumera Paula.

Programação

O DOENTE IMAGINÁRIO
14h — O espetáculo infantil do grupo Depois do Ensaio.

OFICINA DE MÁSCARAS
15h — Oficina com Rose Hélène, voltada ao público infantil.

OFICINA DE FOTO
16h — Roberto Rangel ensina como tirar fotos com o celular.

FAVELA BRASS
16h — Fanfarra composta por crianças de comunidades.

NO PIQUE DO FREVO
17h — Oficina para aprender a dança, com a professora Anette Alencar.

CABELERATO

De 14h às 18h — Cortes de cabelo como transformação.

APEGOS
De 14h às 18h — Troca Troca de livros e contação de histórias.

MARIANA MELLO
18h30 — Forró Pé de Serra.


PROMOÇÃO: OS 12 PRIMEIROS LEITORES QUE LIGAREM PARA 2461-2004 A PARTIR DAS 10H GANHAM 1 VALE DESCONTO DE 20% PARA AS MARCAS: CERIOCA, COMPOTINHAS AGRIDOCES, CONFEITARIA QUERINO, CZECH IT OUT, EMPÓRIO MANDACARÚ, FOOD-SE — ASIAN FUSION FOOD, GUTO & TATA SABORES, HAGAR — O SANDUÍCHE, MÃO NA MASSA, PODEROSA NA CHAPA, QUINBURGER, ROCK ME BURGER. SERÃO 2 VALES DESCONTO PARA CADA MARCA.

Com reportagem de Guilherme Guagliardi

Últimas de Diversão