Confira programação gratuita para o fim de semana

Tem Guto Goffi de graça na Lagoa, evento de cultura japonesa e outros eventos legais

Por O Dia

Rio - Para os mais variados gostos e bolsos: o Rio de Janeiro tem uma série de eventos neste fim de semana que cabem direitinho no orçamento de quem gastou demais no Dia dos Pais, ou está na expectativa de poder gastar mais um pouco no Rock in Rio, mês que vem.

Programação gratuita agita fim de semanaDivulgação

Alguns eventos que a cidade traz são festas culturais bastante abrangentes, como a 16ª Festa do Japão, que acontece no Parque do Flamengo, no Aterro, e é especializada em cultura nipônica. Realizada pelo Consulado do país, traz apresentação de taiko (tambores), artes marciais (kendô, sumo e karatê), mostras de ikebana, origami, oshiê e shodô, além de venda de produtos orientais, desfi le de kimono, dança, cosplay e outras atrações animadas pelo campeão de karaokê Nobuhiro Hirata.

Já o Carioca Shopping cede espaço a um dos eventos mais queridos de quem curte o universo do cosplay, dos videogames e dos super-heróis. É o ‘Family Geek Brasil’, que tem uma agenda de participações de quadrinistas, ilustradores e autores de livros, além de encontros de fã-clubes e cosplayers. E muitos produtos relacionados a tudo isso lá à venda.

SAMBA DE GRAÇA

No fim de semana, o evento Festejos Cariocas ocupa a Glória lembrando os 50 anos da descoberta de Clementina de Jesus - há cinco décadas, Herminio Bello de Carvalho descobriu a cantora no bar Taberna da Glória e a revelou para o mundo. Rola em frente ao Parque do Outeiro da Glória uma celebração a ela, amanhã e domingo, com Angélica Ventura, sobrinha de Luiz Carlos da Vila, convidando Áurea Martins.

Domingo, tem Fabíola Machado, do grupo Moça Prosa, convidando Vera de Jesus, a neta de Clementina. Ambos os shows são às 17h, nos dois dias.

Mais: no mesmo evento, no domingo, o historiador Luiz Antonio Simas e o educador Luiz Rufino dão uma aula pública e gratuita - na rua - sobre os índios guerreiros tupinambás e os caboclos de umbanda no terreiro de Clementina.

ROCK NACIONAL

Um nome dos anos 1980 do rock brasileiro leva seus grande hits para um festival na Lagoa Rodrigo de Freitas. O Lagoa Bier Fest traz como atração musical o baterista do Barão Vermelho, Guto Goffi, e seu projeto Bando do Bem - tocando músicas da banda e também composições autorais. É na sexta, primeiro dia do evento no fim de semana.

O festival ainda tem várias opções de comidinhas e petiscos, incluindo sanduíches gourmets, hambúrgueres, crepes, pizzas, risotos e doces. E a programação conta também com shows das bandas Relva e Licor do Canavial.

Quem é fã de samba e está pelo Centro hoje depara com uma lenda viva do samba em particular, e da música popular brasileira em geral, no palco. O próprio Hermínio Bello de Carvalho, descobridor da Clementina de Jesus, surge como um dos convidados da Roda de Samba dos Velhos Artesãos, que acontece na calçada do Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro. O show é comandado por Leandro Fregonesi e conta com a participação também de Paulo Cesar Feital, compositor gravado por Emilio Santiago. É às 18h.

E tem mais rock no festival Breja Rio, que acontece amanhã e domingo no Educandário da Misericórdia, em Botafogo. A quarta edição do evento tem lançamento de cervejas e também apresenta os DJs da boate Bukowski, tocando no festival até 22h.

Após o evento, quem quiser ir para a Bukowski, se dá bem, porque vão haver vans para levar os mais resistentes. É só se programar.

Últimas de Diversão