'Os Dez Mandamentos': Mar Vermelho vai se abrir em produção de 'Hollywood'

Cena mais aguardada da novela foi finalizada pelo mesmo estúdio das famosas séries 'The Walking Dead' e 'C.S.I.'

Por O Dia

Rio - Chegou o dia mais esperado pelo público de "Os Dez Mandamentos": o Mar Vermelho vai se abrir no episódio desta terça-feira. O diretor da novela Alexandre Avancini contou ao iG os detalhes da sequência, que levou seis meses para ser finalizada e promete levantar ainda mais a audiência da trama bíblica, atual número 1 do horário nobre.

Na história, o povo hebreu, que vivia escravizado pelos egípcios, parte rumo à Terra Prometida de Canaã, liderado pelo profeta Moisés (Guilherme Winter).

Abertura do Mar Vermelho é cena mais aguardada de 'Os Dez Mandamentos'Michel Ângelo/ Record/ Divulgação

"A cena tem meia hora de duração no total, mas no ar será dividida em três capítulos", explica Avancini. "Ela começa com todo o exército egípcio chegando para acabar com os hebreus, a nuvem vira fogo, o vento fica forte e Moisés abre o Mar Vermelho. Os hebreus conseguem chegar do outro lado e o mar fecha."

As gravações deste momento épico começaram em maio, na Fazenda Lama-Preta, em Itaguaí (RJ), utilizando cerca de 120 animais, 200 figurantes e 240 profissionais durante 31 dias. 

Continuaram em setembro nos estúdios do Recnov, em Vargem Grande, no Rio, onde é gravada a novela.

'Os Dez Mandamentos'%3A Hebreus rumo à Terra Prometida de CanaãMichel Ângelo/ Record/ Divulgação

Para as cenas do fechamento do Mar Vermelho foram produzidas quatro rampas de madeira e metal de 12 metros de altura, que despejavam 12 mil litros de água reutilizada sobre os atores e figurantes.

"São cenas difíceis com cavalos, bigas, muitos figurantes. Usamos hélices de avião como ventiladores gigantes, interrompemos as gravações em dias que chovia... Nada foi fácil, mas a equipe levou com bom humor."

Pós-produção foi feita em Los Angeles

A antecedência se explica por conta dos efeitos especiais necessários para dar a grandiosidade do acontecimento. As imagens foram enviadas aos estúdios da Stargate, nos EUA, responsável pelas séries "The Walking Dead", "CSI" e "Revenge". 

Avancini foi para Los Angeles ver de perto como ficariam as cenas tratadas pela equipe do diretor e produtor em efeitos visuais Sam Nicholson.

"Ficou muito bacana. Sem dúvida a cena mais trabalhosa da minha carreira e uma das que mais me orgulho. A morte dos bebês hebreus no primeiro capítulo, gravada no deserto do Atacama com 15 recém-nascidos na beira do rio, também foi muito marcante."

Fonte: IG 

Últimas de Televisão