eSocial deve ser pago até amanhã

Após o vencimento, os documentos passam a ser emitidos e devem ser pagos com multa

Por O Dia

Rio - Os empregadores que assinam a carteira de trabalho das domésticas têm até amanhã para para o pagar o Documento de Arrecadação do eSocial (DAE) referente a dezembro. Além disso, também vence nesta o DAE relativo ao 13º salário dos trabalhadores.

Após o vencimento, os documentos passam a ser emitidos e devem ser pagos com multa. A Receita Federal alerta que o empregador precisa ficar atento ao fato de que o DAE do 13º salário do ano passado deve ser emitido em uma guia específica separado do documento do salário mensal.

Essa guia contempla tanto os valores de contribuição previdenciária — do empregador e do empregado — como os referentes ao seguro contra acidentes do trabalho.

Já os valores relativos ao recolhimento do Imposto de Renda Retido na Fonte — quando for o caso — e do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) incidentes sobre a segunda parcela do 13° são recolhidos automaticamente pelo sistema no DAE de dezembro.

Além disso, é importante lembrar que o valor do FGTS incidente sobre a 1ª parcela da gratificação natalina já deve ter sido recolhido pelo empregador na guia da competência em que o pagamento foi feito ao trabalhador, o que geralmente acontece no mês de novembro.

Últimas de Economia