Alex Campos: Vai! E se der medo...Vai com medo mesmo

A primeira vitória é ter sempre coragem de dar o primeiro passo

Por O Dia

Rio - Existem muitas provas em "carne e osso" sobre o que eu costumo escrever aqui a respeito de "empreendedorismo" que é a coragem ou a vocação para criar, agir e correr riscos. Exatamente como fez a Jane Muniz (foto), dona em "carne e osso" do Spa das Sobrancelhas. Ela já morou em comunidade e hoje é o nome por trás de uma rede, com mais de 400 franquias em todo o país, que já fatura por ano quase R$ 100 milhões. A empresária enfrentou falência em um primeiro negócio, superou com dignidade o fracasso e chamou para si a responsabilidade de recomeçar tudo novo de novo.

Quem vê a Jane, de 37 anos, fundadora do Grupo Beauty, uma fusão de sete marcas, incluindo o já famoso spa, não imagina sua trajetória dura e difícil sem a mãe (que ela perdeu aos 8 aninhos) e com o pai (que a criou sozinho, junto a outra irmã e mais dois irmãos). "A gente morava no Fubá (Madureira, Zona Norte do Rio). Era uma família cercada de pobreza e violência. Meu irmão mais velho se perdeu no tráfico. Foi terrível, mas aquilo me ensinou a importância das escolhas que fazemos na vida".

Desde pequena Jane fez bicos e encarou vários empregos: atendente, secretária, vendedora de lojas... até conhecer o mundo da beleza trabalhando em uma perfumaria. Foi quando ela e o então namorado Marko Porto, hoje marido e sócio fizeram um curso de cabeleireiro. Com 19 anos e R$ 8 mil, Jane abriu seu primeiro salão. O primeiro sucesso, porém, não foi suficiente para evitar a primeira falência. "Liguei para todo mundo e avisei que ia começar de novo e que pagaria como pudesse. A grande lição que tirei de tudo isso é que sinceridade ajuda a conquistar confiança".

A seguir, conheça outras grandes lições dessa grande empreendedora que, como tal, não se dá por vencida. O que Jane nos ensina com sua história de privações e provações é que, para fazer as pazes com o dinheiro, é preciso, acima de tudo, estar em paz com as pessoas. E ainda: quando a crise estiver feia, ponha sobrancelhas nela. 

AS 10 DICAS DA PODEROSA JANE 

1 Vai! E se der medo, vai com medo mesmo. A primeira vitória é ter sempre coragem de dar o primeiro passo.

2 Nunca desista de um sonho só por causa do tempo que você vai levar para realizá-lo. O tempo vai passar de qualquer forma, para todos nós.

3 Trace algumas metas e, só quando as atingir, trace outras metas. Suba um degrau de cada vez.

4 Nenhum obstáculo será grande o bastante, se a vontade de vencer for maior. Encare todos os problemas como desafios a serem vencidos.

5 O importante não é vencer todo o dia, e sim nunca desistir de lutar. A persistência é o caminho mais rápido para o sucesso.

6 Já foi passado para trás? Já duvidaram de você? Recolha todas as pedras que já jogaram e monte o seu castelo. Use a dor como fonte de motivação.

7 Tenha foco em seu objetivo, saiba aonde quer chegar. Descubra o que você ama e invista nisso. Quando alguém faz o que gosta, tende a fazer o melhor, fazer com amor.

8 Você é dono do seu destino. Não fique contando com a sorte. Não espere que alguém faça por você. Não aguarde por um milagre. Se a vitória será sua, a batalha também deve ser.

9 Ajude o próximo, pois, quando você precisar, terá a quem recorrer. É mais fácil vencer batalhas com um exército do que sozinho. Entretanto, exija menos dos outros e mais de si mesmo.

10 E, quando finalmente atingir o sucesso, tenha humildade. Lembre-se de onde veio, divida a vitória com todos que te ajudaram. O mundo gira. Se você quer permanecer no topo, continue lutando.

 


 

Últimas de Economia