Competição vai reunir os melhores da Vela em São Francisco

Niteroienses são favoritas no torneio, que começa nesta segunda-feira e equivale à disputa do ‘brasileiro’

Por O Dia

Niterói - Para que os ventos continuem a favor em 2015, velejadores de dez classes olímpicas vão à água entre os dias 13 a 20 de dezembro, na Praia de São Francisco, em Niterói, para a disputa da 2ª edição da Copa Brasil de Vela, que também valerá como Campeonato Brasileiro para as classes 49er FX, 49er e 470. O evento contará com estruturas montadas nas areias da orla niteroiense, o que possibilitará uma maior interação do público com os velejadores.

Competição vale como treino para as Olimpíadas do Rio em 2016%2C já que as regatas serão nas raias dos JogosDivulgação

Entre as favoritas estão as niteroienses Martine Grael e Kahena Kunze, que podem não apenas conquistar a medalha de ouro da competição como o título bi brasileiro da classe 49er FX.

“A Copa Brasil de Vela vale como nosso campeonato brasileiro e para nós vai ser bem importante terminar o ano com um título. Eu vou literalmente velejar na porta de casa e não sei dizer se é mais fácil ou mais difícil, mas com certeza é muito mais legal", disse Martine.

A competição vale como treino para as Olimpíadas do Rio em 2016, já que as regatas serão nas raias dos Jogos. Nomes como o holandês Dorian Van Rijsselberge, medalha de ouro em Londres na classe RS:X, os britânicos Nick Thompson, bronze no Mundial de Laser Standard, e Giles Scott, campeão mundial de Finn, os australianos Mathew Belcher e Will Ryan, ouro em Londres e no Mundial de 470, já confirmaram presença. "Não é na mesma época dos Jogos, mas é possível treinar”, completou Kahena.

Além dos brasileiros, estarão presentes atletas da Holanda, Espanha, Inglaterra, Suíça, França, Austrália, Estados Unidos, Japão e Itália.

Atletas do Brasil seguem favoritos

Apesar de saber que estarão competindo em nível olímpico, as niteroienses Renata Decnop e Isabel Swan, da classe 470, também prometem brigar pelo título em casa.2

“Vai ser nosso primeiro grande evento depois do Mundial da Espanha e a primeira oportunidade de colocar em prática tudo o que treinamos”, disse Renata.

As regatas para todas as classes começam no dia 16. No sábado, dia 20, serão disputadas as regatas da medalha, que são mais curtinhas e bem próximas da praia. Quem estiver em São Francisco vai poder sentir de perto toda a emoção.

Últimas de _legado_Niterói