Apesar da distância e da fila, Seu Antônio atrai com pratos deliciosos

Restaurante em Piratininga serve um apetitoso camarão no côco

Por O Dia

Niterói - Faz algum tempo que eu queria escrever sobre o restaurante Seu Antônio, no Cafubá. Já tinha telefonado e enviado e-mail, mas sem resposta,o jeito foi aparecer mesmo sem ser convidada e enfrentar o mau humor da Andrea, filha do Seu Antônio, o patriarca português que inaugurou a casa . Ela e o irmão Fernando é que cuidam agora do lugar.

Acontece que tenho uma ligação antiga com a casa, que faz 30 anos no ‘próximo São João’ — como me disse Seu Carlos, o gentil garçom português que nos atendeu. É que no tempo em que não havia quiosques nas praias, na saída, era para lá que íamos.

O delicioso Camarão no Côco é feito com um quilo do crustráceo Joana Blass

Me lembro com saudades das mesas espalhadas pela casa simples e nós, já alegres de cerveja e praia, nos deliciando com um super bacalhau.

Mas o tempo passou e deu lugar ao que é, hoje, um restaurante de ambientação caprichada e do jeito de Seu Antônio. A foto enorme de Darcy Ribeiro na parede fica perto de um poster de Lisboa. O antropólogo dá nome ao salão.

O escritor Fernando Pessoa está pintado em outra parede com seus versos e retrato. Ganhou a homenagem, em 1995, ano da primeira reforma da casa que, com outra obra no ano passado, ganhou mais 50 lugares e ficou mais bonita.

A frase escrita na parede que emoldura a cozinha aberta “É uma casa brasileira, com certeza” é mais uma confirmação dos laços luso-brasileiros de seu fundador.

Escritos num grande quadro negro, estão os pratos que podem ser servidos. Quando acabam, vão sendo apagados. E como a fila de espera é grande, tem o Bar da Fila.

Nessa visita eu quis conhecer o Camarão no Côco. A escolha foi influenciada pela aposta dos restaurantes da cidade no fruto do mar para a Semana Santa. Em tempos bicudos é mais em conta que o bacalhau.

De entrada, pedimos os nossos conhecidos camarões empanados com molho tártaro. Logo depois, veio aquele maravilhoso côco verde recheado com um molho branco abarrotado de camarões que transbordava escorrendo em direção ao prato. Uma beleza!

Feito com um quilo do crustáceo, o prato impressiona. Apetitoso e muito bem temperado, ele tem lascas do fruto e vem com um arroz feito na água do côco que fica ótimo! E batatinha palha para contrastar. De sobremesa, pedimos um pastel de nata em homenagem à terra de Seu Antônio.

Mas chega a hora do Seu Carlos trazer a conta, que é feita na ponta do lápis ali mesmo na mesa, e eu brinco: pode somar pra menos? Ele retruca: “Português jamais erra pra menos ...”

Curso de food truck

Os chefs Márcio Silva e Jorge Gonzalez apresentarão nos dias 9, 10 e 11 de abril, na eduK — instituição de ensino on-line que exibe seus cursos ao vivo e gratuitamente — o curso chamado “Food truck: comida e negócio sobre quatro rodas”. Vai ensinar como montar e gerir um food truck das 14 às 17h com reprise das 19 às 22h. Reserve seu lugar em:https://www.eduk.com.br/ao-vivo.

Badejo dos santos

Inspirado na Semana Santa, o chef do restaurante Olimpo, Daniel Hollanda, lançou um maravilhoso Filé de Badejo grelhado com molho de polvo, lula e camarões na manteiga com alcaparras. Vem com arroz de camarão e siri catado. E a casa tem cerca de 150 rótulos de vinhos para escolher o que vai harmonizar com o prato. Estação Hidroviária de Charitas.

Páscoa alegre

Na Paludo Gourmet, em São Francisco, vai ter muita brincadeira para animar as crianças com cenário de coelhinhos, recreadores e brinde no final. É uma parceria com a escola Babylândia. Av. Quintino Bocaiúva 251. Telefone: 2715-3200.

Gim anos 20

O premiado gim Tanqueray nº TEN está no mercado com sua nova garrafa inspirada em coqueteleiras dos anos 20. É linda! O gim é feito à base de cítricos frescos, botânicos selecionados a mão e com toque de camomila. Já provei. É o caro que vale...

Sem largar o celular

Restaurantes e bares de Niterói já disponibilizam aplicativos gratuitos para agilizar o atendimento, reduzir custos e agradar quem não se separa do celular, nem para comer. É o que fazem o Bar do Adão, no Jardim Icaraí, a Waffle Store, em São Francisco, e El Cabron, em Icaraí. Assim eles conseguem garantir a fidelização de seus clientes. O Bar do Adão fica na Rua Presidente João Pessoa 319. Waffle Store & Cafeteria na Av. Quintino Bocaiúva 325, Lido, e El Cabron na Rua Gavião Peixoto 404.

Coluna de Suzana Blass

Últimas de _legado_Niterói