Coluna Esplanada: Terror judicial

De posse de liminares, nos últimos meses os servidores conseguiram entrar nos salões e até nos plenários

Por O Dia

Rio - Os sindicatos das carreiras do judiciário que reivindicam reajuste salarial de até 58% já gastaram R$ 18 milhões nas mobilizações em Brasília e nos estados. A conta foi mostrada a um senador. É o maior e mais caro lobby no Congresso Nacional. De posse de liminares, nos últimos meses os servidores conseguiram entrar nos salões e até nos plenários. Agora, visitam os gabinetes de congressistas com uma carta intimidadora. Nela, citam que o parlamentar pode ter “4 anos de mídia positiva ou negativa”.

Novo teste
A turma faz lobby para que os parlamentares ajudem a derrubar o veto da presidenta Dilma ao reajuste aprovado. A sessão do Congresso está agendada para novembro.

Olho no olho
Muitos congressistas já reservaram voo para cedo na terça. O juiz Sérgio Moro autorizou, e o doleiro Alberto Youssef será ouvido na CPI dos Fundos de Pensão.

Fé nas ondas
Maior rede do mundo, presente em mais de cem países, a Rádio Maria, com sede em Milão, procura emissora para comprar no Brasil.

Base x Cunha
Desconfiados de que o Supremo não segura o rito do impeachment da presidenta Dilma, os governistas atuam para barrar regimentalmente. A CCJ analisa amanhã recursos de deputados que pretendem inibir a atuação de Eduardo Cunha em eventual abertura.

Bloqueio ao rito
Os recursos nº 72 e 73/15, de Wadih Damous (PT-RJ) e Rubens Pereira (PCdoB-MA), anulam a leitura de questão de ordem feita por Cunha no dia 26 de setembro, sobre o rito de impeachment.

Lulinha não tem as regalias do pai%2C que só viaja de jatinhoDivulgação

CADÊ O JATINHO?

Fábio Luís, o Lulinha, não tem as regalias do pai, que só viaja de jatinho. Ou está disfarçando. Foi visto na quinta-feira em voo da Gol de SP para Brasília (foto).

Lula em campanha
Pré-candidato à Presidência da República em 2018, Luiz Inácio Lula da Silva não quer esperar o calendário eleitoral. Decidiu visitar bases eleitorais, governadores e prefeitos aliados. Nas capitais, quer fazer agenda extra com jovens universitários. Lula ficou fascinado com o carisma do uruguaio Pepe Mujica, que levou 5 mil à Uerj.

Roteiro
Lula quer minar a resistência da turma jovem ao PT. Tem pesquisas que indicam a baixa do partido entre os estudantes. Até dezembro, o ex-presidente deve visitar seis estados. Um atento empresário repara: desde que começou a Lava Jato, cessaram as palestras milionárias de Lula, pagas por empreiteiras enroladas na operação.

Estrela em queda
A executiva nacional do PT está preocupada. Perdeu para o PSD Luciano Cartaxo, prefeito de João Pessoa (PB). Era o único prefeito petista de capitais do Nordeste. O PT já espera uma debandada de prefeitos com a ‘janela’, para a disputa de 2016. 

Últimas de _legado_Brasil