Tirar aparelhos da tomada reduz conta de luz em 12%

Alerta é para quem sai de férias. Mesmo no modo stand by há gasto de energia

Por O Dia

Rio - Desligar os eletrodomésticos e eletroeletrônicos das tomadas durante as férias resulta em economia de até 12% na conta de luz. Isto porque mesmo no modo stand by (espera) o produto continua consumindo energia, de acordo com o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel).

Para orientar a população sobre as medidas de proteção ao lar durante as férias é preciso ficar atendo a algumas dicas que podem ser úteis. A concessionária Ampla informa, por exemplo, que é necessário, por exemplo, orientar as crianças sobre os riscos de brincar com pipa perto dos fios da rede elétrica, além de também evitar ligar muitos equipamentos em uma mesma tomada.

Ao viajar, primeiramente, deve-se apagar todas as luzes e desconectar antenas de televisão, cabos de telefone e provedores de internet. É preciso desconectar da tomada os equipamentos que não são de uso contínuo, pois, apenas desligar, sem retirar os aparelhos da tomada, pode causar uma sobretensão elétrica provocada pela incidência de raios.

HOME OFFICE

As famílias que optam por deixar uma lâmpada acesa, visando dar a impressão de que há alguém na casa, podem instalar uma fluorescente com baixa potência, que é a mais econômica.

A concessionária lembra ao consumidor que desde o dia 1º de janeiro de 2013, somente podem ser comercializadas tomadas, plugues e adaptadores com dois ou três pinos arredondados (o terceiro serve como aterrador). A regulamentação considera as diretrizes elaboradas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e tem o intuito de evitar acidentes domésticos.
Roberto Cruz, 32, é DJ, produtor de eventos e tatuador. O estúdio funciona na própria casa, na Tijuca. Essa condição aponta para dois gastos principais de energia, sendo ar-condicionado e computador. O segundo fica ligado até 24h por dia. “Gastos quase impossíveis de reduzir”, disse.

Para abater a conta, a família dele adotou uma estratégia que consiste em desligar os aparelhos usados com menos frequência, como microondas e máquina de lavar. “Compramos um dispositivo que determina que horas a luz do aquário acende e apaga, e não deixamos mais quase nada em stand by”, acrescentou.

Para a a Ampla, o computador deve receber atenção especial. Desligar a máquina e o estabilizador é primordial. O monitor também, pois é responsável 70% do consumo total do aparelho.

Últimas de _legado_Economia