Preparação para o BNDES deve começar o quanto antes

Disputa estimulada por salários atraentes torna seleção mais difícil para candidatos

Por O Dia

Rio - A concorrência acirrada para o concurso público do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) exige que os candidatos comecem o quanto antes os estudos, mesmo que a previsão para publicação do edital seja só para 2015. Professor do Universo do Concurso Público, Gladstone Felippo destaca que a seleção é uma excelente oportunidade de carreira.

A aluna Maroli Fagundes reforçou os estudos de inglês para o concursoDivulgação

Embora o regime funcional seja celetista, o salário é atraente. No último concurso de 2013, a remuneração inicial para Nível Superior foi de R$ 9.182,01 e, de Nível Médio, R$ 2.925,39. Ele lembrou que as oportunidades foram para formação de cadastro de reserva de pessoal em cargos de Nível Superior — profissional básico (formações de Administração, Análise de Sistemas — desenvolvimento e suporte, Arquitetura, Arquivologia, Biblioteconomia, Comunicação Social, Contabilidade, Direito, Economia, Engenharia e Psicologia) e para o cargo de Nível Médio — técnico administrativo.

A banca do último certame do BNDES foi a Cesgranrio. Segundo o também professor do Universo do Concurso Público, Domingos Cereja, ela costuma usar todos os itens exigidos no edital. “As perguntas são diretas, porém em algumas são cobrados certos detalhes mais específicos, aumentando um pouco o grau de dificuldade e fazendo com que o candidato fique mais atento”, explica o especialista.

Ele orienta que a resolução de muitos exercícios, principalmente das últimas provas, é a melhor maneira de se preparar e conseguir confiança para ser aprovado.Ainda de acordo com o professor, algumas questões costumam aparecer em quase todas as provas. Entre elas, as que envolvem sequências numéricas, exercícios com frações, análise combinatória e probabilidade, gráficos e tabelas, percentagem e sistemas lineares.

Aluna do Universo do Concurso Público, Maroli Fagundes já começou a estudar para tentar uma vaga no banco público: “Trago bagagens de outras seleções e estou aprofundando o inglês, que pode ser um diferencial”. Professora do curso online Agora Eu Passo, Karina Jaques reforçou o estudo por meio das provas anteriores: “Treinando desta forma, o candidato vai descobrir que determinadas perguntas são sempre cobradas pela banca organizadora”.

Ler jornais e revistas

Professor do curso online Agora Eu Passo, Nilton Matos dá dicas para bom desempenho na disciplina Conhecimentos Gerais: “A preparação deve ser continuada. O hábito de assistir a bom jornal diário, de preferência os que contenham análises dos assuntos abordados, e leitura de revistas e periódicos ajudam muito na hora da prova”.

Segundo o especialista, na internet os grandes aliados são os sites que condensam notícias relevantes de agências distintas e de credibilidade, bons exemplos são os endereços virtuais da Abin (Agência Brasileira de Inteligência (www.abin.gov.br) e da EBC (Empresa Brasileira de Comunicação), em www.ebc.com.br.

Matos explicou ainda que temáticas que envolvam meio ambiente (ecologia e desenvolvimento sustentável) e relações internacionais (conflitos, acordos e formação de blocos) sempre são abordados.

Últimas de _legado_Economia