Sucesso nos negócios: Planejamento é fundamental

É comum que trabalhadores prestes a se aposentar pensem em abrir um negócio próprio

Por O Dia

Rio - É comum que trabalhadores prestes a se aposentar pensem em abrir um negócio próprio. Antes de colocar a ideia em prática, porém, é importante fazer planejamentos e calcular os riscos envolvidos no futuro empreendimento.

Para isso, a elaboração de um plano de negócios é fundamental, pois ajuda a identificar os concorrentes, a clientela, as estratégias de marketing e o plano financeiro da empresa.

Também é muito importante se especializar. Mesmo que o profissional tenha exercido por muito tempo as funções relacionadas ao novo negócio. Cursos presenciais e online podem ser de grande ajuda. Os pontos mais importantes são a força de vontade e o planejamento. Abaixo, saiba mais sobre o assunto.

Por Cezar Vasquez

PERGUNTA E RESPOSTA

“Sou boa cozinheira há muito tempo e como vou me aposentar em cinco anos, gostaria de abrir um restaurante com o mesmo segmento que atuo. É uma boa ideia? O que faço para o negócio dar certo e quais cuidados eu devo tomar?”

Maria, Tijuca

Prezada Maria,

ter a ideia de negócio já é um bom começo. Para saber se abrir o restaurante vale a pena, assim como qualquer outro tipo de empreendimento, é necessário antes planejar e calcular os riscos. Para tornar um negócio realidade, é preciso ter perfil empreendedor, conhecer como funciona o mercado e organizar um plano de negócios, antes de tudo.

Ao construir esse plano, o empreendedor organiza as informações sobre a empresa que deseja montar. O planejamento proporciona uma visão mais clara e consistente sobre o desenvolvimento da empresa em metas alcançáveis. Nele, ficam registrados o conceito do negócio, os riscos, os concorrentes, o perfil da clientela, as estratégias de marketing e o plano financeiro.

Lembre-se que o plano de negócio não é um documento fechado, mas um projeto vivo que você deve manter sempre atualizado.

A especialização também é muito importante, principalmente para quem tem o primeiro contato com o negócio próprio. Vale a pena conferir os cursos do Sebrae destinados a quem deseja adquirir noções básicas de gestão de um negócio e do perfil empreendedor, além de obter fundamentos e práticas para se preparar na abertura de uma empresa.

Ambos estão disponíveis gratuitamente por meio do nosso site ou podem ser feitos presencialmente com um valor de investimento. Para consultar a agenda do curso presencial, acesse https://goo.gl/No0UnR ou faça contato com nossa Central de Relacionamento 0800 570 0800.

Visite um de nossos pontos de atendimento, pois identificaremos quais necessidades, na abertura do seu negócio, merecem atenção especial e prioritária, e com quais soluções o Sebrae/RJ pode colaborar.

Cezar Vasquez é superintendente do Sebrae-RJ. Amanhã, Sucesso nas Compras

Últimas de _legado_Economia