Sucesso: O que considerar para evitar transtornos na viagem para o exterior

Como em qualquer planejamento é importante estar atento às condições econômicas do nosso país e dos locais onde se pretende estar no transcorrer da viagem

Por O Dia

Rio - O custo de vida, em geral, é caro na Inglaterra, principalmente em Londres, comparando-se com outros países. Também é sabido que o referido custo de vida varia muito em função da situação de cada indivíduo, o que reforça a necessidade de se estar preparado para arcar com os gastos de uma viagem dessa envergadura. Dessa forma, será possível evitar transtornos que poderão, com certeza, inviabilizar seu desejo de viajar com tranquilidade.

Como em qualquer planejamento de viagem é importante estar atento às condições econômicas do nosso país e dos locais onde se pretende estar no transcorrer da viagem. Outros aspectos significativos se referem ao tempo que foi destinado ao planejamento e o período em que se conseguiu juntar os recursos para custear a viagem.

Por Jair Abreu Júnior

PERGUNTA E RESPOSTA

Estou me planejando para uma viagem e a Inglaterra é uma das opções. Ao procurar pela cotação da moeda local percebi que a libra é muito mais cara que o dólar. Por quê?

Pamela Castro, Flamengo

Pamela, em linhas gerais se faz necessário pensar em diversos itens ao se planejar uma viagem desse tipo sendo que alguns são fundamentais. Acomodação: o aluguel de um quarto de solteiro em Londres pode custar entre 50 e 100 libras por semana, no mínimo. Então, pense nas condições em que deseja passar sua viagem e, sobretudo, se o conforto vem em primeiro lugar ou não.

Alimentação: as compras semanais, incluindo itens básicos de higiene pessoal e lavanderia, ficariam em torno de, no mínimo, 25 a 50 libras por semana para uma pessoa. Se pensa em manter alimentação mais sofisticada isso pode variar bastante.

Transporte: o cartão mensal de passagem de ônibus e metrô custa em torno de 90 libras por mês. Dessa forma, o custo de vida mensal para brasileiros em Londres ficaria em torno de 500 a 700 libras por mês, considerando que esses valores estão estimados para um padrão econômico de gastos e sem considerar o lazer (passeios, teatros etc.).

Apesar de o custo de vida no Reino Unido ser alto, desde que você planeje com muito cuidado, antecedência e adote medidas de redução de despesas, poderá realizar sua viagem com tranquilidade.

A relação de preço entre libra, reais e dólar depende de aspectos estruturais e macroeconômicos. As oscilações ocorridas na economia mundial influenciam a trajetória de preços das moedas estrangeiras. Existe, no momento, ainda a expectativa de valorização da libra, diante de diversas moedas, inclusive o dólar. A variação da taxa de câmbio pode ser influenciada por fatores domésticos, como a posição das reservas cambiais, a situação do balanço de pagamentos e a condução da política econômica. Fatores externos também podem afetar a taxa de câmbio, como a evolução das taxas de juros internacionais, pois podem determinar o fluxo de moeda dos investidores.

Jair Abreu Júnior é coordenador em Gestão Financeira da Universidade Estácio de Sá

Últimas de _legado_Economia