Sucesso nas finanças: Onde investir para não sair perdendo

Como posso aproveitar melhor meu FGTS e a rescisão trabalhista?

Por O Dia

Rio - Os investimentos são importantes, pois é neste momento de decisão que empregamos nosso capital em algo que acreditamos ser bom.

A escolha deve ser algo que traga bom retorno, primeiro para recuperar o que foi investido e depois para dar o tão esperado “lucro”.

Temos várias aplicações de recursos possíveis, dentre os quais, poderíamos destacar a compra de imóvel e até mesmo a mais tradicional de todas que é a poupança. A decisão tão somente se dá em face ao montante investido e do atual momento econômico vivido em nosso país.

Com um cenário econômico de incertezas, sabemos que o mais seguro ainda é a poupança. O imóvel é uma opção para quem dispõe de um capital maior e que vá administrar, seja alugando ou utilizando o mesmo.

por Roberto Amaral

PERGUNTA E RESPOSTA

“Acabei de perder o emprego onde dediquei três anos de atividades como desenhista industrial. Como posso aproveitar melhor meu FGTS e a rescisão trabalhista?”

Daniel Andrade, Lins

Daniel, o melhor será você escolher um investimento tradicional como a poupança e mais tarde optar por outro tipo de aplicação, tendo mais segurança e uma visão mais ampla do que escolher em um cenário econômico mais favorável.

Tendo em vista a prerrogativa de uma perspectiva segura de aplicação, temos vários tipos de investimentos que variam conforme a necessidade de cada indivíduo. Dentre os quais podemos encontrar: ações, aplicações financeiras, compra de imóveis, poupança, entre outros.

É importante pensar, também, se você não tem ainda outro emprego e se possui financiamentos em aberto, pois o melhor investimento pode ser quitar a dívida com este dinheiro, também vislumbrando que os juros aplicados nesses financiamentos são considerados altos. Dessa forma, escolher o que mais vai trazer segurança neste momento. Vale ressaltar que “não existe investimentos sem riscos”.

Dentre essas opções você deve escolher a que consegue administrar melhor seja por conhecer ou por ser mais fácil o entendimento de como funciona. Nunca deixe que te digam o que escolher, principalmente no que diz respeito ao seu dinheiro.

Conheça bem onde vai colocar seu capital e então com segurança faça a escolha que for mais conveniente à sua situação financeira.

Há outras formas de investir capital que têm atraído muitas aplicadores. Ao resgatar o fundo de garantia, muitos estão partindo para o negócio próprio. Franquias, neste caso, podem ser boa opção.

Há, hoje, franquias fixas e móveis. De beleza , comida, bem estar, entre outras. Um movimento que vem ganhando cada vez mais espaço nas ruas e shoppings cariocas, são os food trucks, restaurantes com uma culinária que conquistou públicos em muitos cantos do país.

Não desanime, pois o desemprego pode ser um bom momento para se reinventar.

Roberto Amaral é coordenador do Curso de Ciências Contábeis da Univ. Estácio de Sá

Últimas de _legado_Economia